artigos
Convibra Conference - O TURNOVER E SUA INFLUÊNCIA NO CLIMA ORGANIZACIONAL E NOS CUSTOS EMPRESARIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES LOCALIZADA NA CIDADE DE LAGOA SANTA/ MG.
O TURNOVER E SUA INFLUÊNCIA NO CLIMA ORGANIZACIONAL E NOS CUSTOS EMPRESARIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES LOCALIZADA NA CIDADE DE LAGOA SANTA/ MG.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 21


Certificado de participação:
Certificado de Sérgio Chaves Caldas

Certificado de publicação:
Certificado de Sérgio Chaves Caldas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sérgio Chaves Caldas , Dheinifer Nathany S. Andrade , Thainá Almeida Saturnino

ABSTRACT
A rotatividade também denominada como turnover, é uma temática de grande relevância e preocupação para as empresas. O objetivo geral do artigo aqui relatado foi investigar como o turnover influência no clima organizacional, e quais são os resultados nos custos empresariais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva em uma empresa do setor de serviços na cidade de Lagoa Santa, tendo como sujeito de pesquisa o gestor contábil e colaboradores da empresa. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa evidenciou que o turnover na percepção dos entrevistados resultou em desmotivações, baixos rendimentos e clima organizacional nocivo. No que tange aos aspectos motivacionais do turnover, foi apontado o baixo investimento por parte da organização em remuneração e técnicas motivacionais, levando a dificuldade para retenção de seus colaboradores. Portanto, sugerem-se pesquisas de cunho quantitativo, abrangendo um número maior de entrevistados, para contribuir para o melhor entendimento da influência do turnover no clima organizacional e nos custos empresariais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tamilsy Casalechi 09-02-2021 12:50:35

Artigo estruturado e bem delimitado com a metodologia.

Foto do Usuário Rodrigo Gomes De Arruda 09-02-2021 12:50:35

Tema bastante interessante. Vale a pena utilizar dados secundários de grandes pesquisas (como a PNAD) para extrair dados que enriqueçam a análise estatística e colaborem com a importância do estudo da rotatividade.

Foto do Usuário Vanessa Piovesan Rossato 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo trabalho! O tema é importante para discissão no ambiente organizacional. Em relação ao objetivo do trabalho, utilizou-se a palavra ''influência'', tal vocábulo sugere a aplicação de testes estatísticos para verificar a influência de um construto no outro, o que não foi evidenciado nessa pesquisa, uma vez que trata-se de um trabalho qualitativo. Na introdução seria interessante justificar porque foi utilizado como referência a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) ao explicar a inexistência de um trabalho que reúne conjuntamente os três construtos desse artigo. Por que não foi utilizado outras bases de consulta? Salienta-se que um estudo de caso precisa ter pelo menos 3 fontes de pesquisa, ou seja, utilizar de mais de um método, por exemplo, entrevistas, questionários, observação, pesquisa documental. O Referencial teórico apresenta muitas citações diretas, o ideal seria transformar essas citações em indiretas. Além disso, seria interessante trazer mais autores atuais sobre o tema, os que publicaram nos últimos cinco anos, isso torna o texto mais atrativo.Nas considerações finais, pode-se ampliar mais as implicações dos resultados para o ambiente organizacional.As referências não estão de acordo com as normas na ABNT.