A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS - BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 255


Certificado de publicação:
Certificado de Sérgio Chaves Caldas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sérgio Chaves Caldas , Alex Vareto , Mateus Souza

ABSTRACT
O objetivo geral deste trabalho consistiu em investigar na percepção dos alunos do 8º Período de Administração em Instituições de Ensino Superior (IES), se a matriz curricular oferecida nas instituições de ensino superior, atende as competências necessárias para o mercado de trabalho. Realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva com nove alunos do curso superior de Administração em três Instituições de Ensino Superior da região de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa revelou que há um equilíbrio entre o ensinado nas (IES) e as diretrizes curriculares propostas, porém reconheceu-se a necessidade de oferecer especialização ao administrador, em função das exigências do mercado de trabalho. Diante dos achados, sugere-se a realização de pesquisas de cunho quantitativo, abrangendo um número maior de entrevistados e utilizando métrica passível de generalizações, de modo a contribuir para o melhor entendimento das competências necessárias ao exercício da profissão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Sérgio Chaves Caldas 09-02-2021 09:50:35

Autores apresentaram a percepção dos alunos em relação as competências necessárias. Artigo tema relevante.

Foto do Usuário Marcos Antonio Fonseca Calado 09-02-2021 09:50:35

Como os próprios autores reconhecem, a generalização dos resultados de uma pesquisa para um tema de tamanha envergadura só seria possível em uma amostra maior, principalmente se se considerar o número de formandos em Administração, mesmo em apenas três instituições de ensino. Pergunta: Essas “competências” identificadas pela pesquisa, poderiam incluir também, o domínio de certas tecnologias atualmente disponíveis para docentes (de Administração) e formandos (novos administradores) a fim de exercerem competentemente as suas profissões?

Foto do Usuário Tamilsy Casalechi 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem estruturado e alinhado. Tema super atual.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.