ANÁLISE DO DESEMPENHO DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO BRASILEIRAS DOS SETORES CÍCLICOS E NÃO CÍCLICOS MENSURADOS PELOS FILTROS DE GRAHAM

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 237


Certificado de publicação:
Certificado de Thaiz Lise

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thaiz Lise , Fabricio De Macedo

ABSTRACT
Com o mercado de ações crescendo a todo vapor, e a cada segundo novos investidores estão na busca de empresas em destaques, dessa forma novos métodos de análise de investimentos estão surgindo e sendo estudados para aperfeiçoamento em cada tipo de mercado. Os filtros de Benjamin Graham consistem em um método para encontrar empresas rentáveis para investir. Dado isso, cabe ao investidor analisar cada uma e escolher a que mais lhe interessa. Neste artigo, tem-se como objetivo analisar as empresas brasileiras de capital aberto dos setores cíclicos e não cíclicos, mostrando como os filtros de Graham podem auxiliar na tomada de decisão no momento de investir em ações. A metodologia adotada inicialmente classifica-se como pesquisa bibliográfica, descritiva e documental. Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa quantitativa, em virtude de levantar e coletar dados das demonstrações financeiras das companhias no site da Brasil, Bolsa e Balcão (B3), ter efetuado os cálculos dos filtros de Graham e após ser feito um ranking por meio do método TOPSIS. Os resultados dos anos estudados não tiveram um equilíbrio nos índices das empresas, pela razão da crise de 2016. A empresa com o índice de maior destaque foi a Grendene, que obteve um índice acima da média em 2018, ficando assim em primeira colocada. A Teka-Tecelagem Kuehnrich, por ter entrado em recuperação judicial no final de 2015, obteve a última colocação nos anos de 2016, 2017 e 2018. Constatou-se que os filtros de Graham são uma excelente ferramenta de análise para os investidores, trazendo segurança nas suas tomadas de decisões.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rodolfo Vieira Nunes 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela forma clara e direta na escrita. Porque não mostraram estudos que comparam os filtros de Graham com outros métodos de análise? Como forma de dar uma robustez ao método utilizado?

Foto do Usuário Selma Velozo Fontes 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e contribui para a área de finanças.

Foto do Usuário Tiago De Jesus Mendes 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho, porém faltou mais consistência nos resultados.

Foto do Usuário érico Veras Marques 09-02-2021 09:50:35

Parabéns, tema relevante para o momento que vivemos. Em virtude da entrada de vários investidores na Bolsa. Apenas um consideração: Evitar o uso de material jonalistico como referencial teórico Parabens pelo trabalho.

Foto do Usuário Duterval Jesuka 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bem estruturado e bem organizado. A contextualização do problema de pesquisa precisa ser melhorada. Há necessidade de trazer mais evidencias teóricas e empíricas atuais sobre o tema para apresentar de forma mais clara e objetiva a contribuição do estudo para a literatura. A revisão da literatura é praticamente baseada um pouco estudos. É preciso detalhar mais os conceitos e ser mais precisa nas abordagens. Falta detalhar a forma como o método foi operacionalizado e comparar os resultados com a literatura. O trabalho precisa de uma revisão geral das citações feitas ao longo do texto.

Foto do Usuário Alexandre Franco De Godoi 09-02-2021 09:50:35

O tema é oportuno e o artigo apresenta contribuições. Alguns pontos de melhoria para potencializar a publicação do artigo podem ser promovidos, como por exemplo, na determinação do problema de pesquisa, nos objetivos da pesquisa, nas contribuições do estudo e, especialmente, no referencial teórico elaborado. Nesse último aspecto, seria interessante que os autores realizem uma revisão mais profunda da literatura e de evidências empíricas sobre o tema proposto. Por fim, uma revisão da ortografia e da gramática é recomendada para o texto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.