ISOMORFISMOS E PENSAMENTO CRÍTICO NA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS: Uma proposta estudo de casos múltiplos em 3 instituições públicas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Acessos neste artigo: 234


Certificado de participação:
Certificado de Eduardo Soares Jangutta

Certificado de publicação:
Certificado de Eduardo Soares Jangutta

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daniella Munhoz Da Costa Lima , Eduardo Soares Jangutta , Giuliano Alves Borges E Silva

ABSTRACT
O presente texto em construção é fruto de uma dissertação em desenvolvimento e tem como objetivo propor uma reflexão crítica sobre cursos superiores de tecnologia em Processos Gerencias identificando suas contribuições na formação crítica de futuros tecnólogos. Para isto, foi realizada a leitura de perspectivas distintas e antagônicas na área de estudos organizacionais – Isomorfismo institucional e Teoria Crítica da Administração tendo em vista que as implicações do Isomorfismo configuram um meio pertinente para verificar processos que tendem a tornar a educação uma dinâmica puramente instrumental, em detrimento de uma formação emancipatória, locus no qual os estudos críticos assumem protagonismo. Quanto à parte empírica da pesquisa, buscar-se-á a realização a metodologia de Estudo de Casos Múltiplos, no qual serão estudados documentos como ementas, projetos pedagógicos e regulamentos de três cursos superiores de tecnologia em Processos Gerencias presenciais, com elevado desempenho no ENADE, oferecidos por 3 instituições superiores de ensino no setor público a fim de identificar pensamento crítico e possibilidades de emancipação de futuros tecnólogos. As categorias utilizadas na futura análise serão inspiradas nas Matrizes Epistêmicas de Paes de Paula.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Morgany Leite Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Texto bem escrito, leitura fluida e clara. Muito interessante as discussões críticas voltadas ao empreendedorismo e ao ensino instrumental. Trago uma sugestão: Apesar da sua descrição metodológica estar bem escrita, recomendo que faça um esquema, ou apresente de forma que seja possível separar as etapas, descrevendo-as de forma detalhada, pois não fui capaz de visualizar claramente a sua metodologia, talvez até pela adequação do texto ao tamanho exigido pelas normas do congresso, acredito que tenha sido necessário suprimir diversos parágrafos. Por ser uma pesquisa em construção, acredito que contribua com boas discussões na área de estudo. Finalizo com a seguinte pergunta: Até que ponto você acha possível o uso da teoria crítica em sua completude nos cursos de processos gerenciais, uma vez que esta por vezes contradiz com as principais discussões da área (dentre eles o próprio empreendedorismo), para alunos que objetivam atuar no mercado?

Foto do Usuário Loren Rodrigues Guimarães 09-02-2021 09:50:35

Ótimo artigo. Fácil compreensão, bem estruturado e organizado. A crítica ao tema foi abordada de forma interessante mostrando os conceitos e características, além de ter o comparativo atrativo a cerca das faculdades escolhidas que proporcionam o curso tecnológico de processos gerencias. Muito bom poder entender os isomorfismos.

Foto do Usuário Nathalia Ferreira Lyra 09-02-2021 09:50:35

O artigo é ótimo. Aborda a temática de forma clara e bem fundamentada. Interessante destacar que quando se fala de curso tecnólogo, muitos nem sabem que que se trata de nível superior. O destaque ao ''pensar'', a crítica, e não só o ''saber fazer'', abordado, é de grande valia no cenário atual.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.