artigos
Convibra Conference - FINANÇAS PÚBLICAS: UM ESTUDO SOBRE O ENDIVIDAMENTO PÚBLICO BRASILEIRO.
FINANÇAS PÚBLICAS: UM ESTUDO SOBRE O ENDIVIDAMENTO PÚBLICO BRASILEIRO.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 24


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Hermes Oliveira Gomes , Maria Valesca Damásio De C. Silva , Magno Oliveira Ramos , Larissa Maiara Vieira Dos Santos

ABSTRACT
As últimas décadas o Brasil tem atravessado uma conjuntura de transformações capitais nas áreas econômica, política e social, e quadro persistente de elevação da dívida pública.  Considerada um avanço no plano normativo, em 2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF, que define normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal bem como diversos limites para a Dívida Pública Federal veio imprimir valores consagrados na gestão pública como transparência e responsabilização do gestor público. Sobre o endividamento, os estudiosos se dividem acerca das suas percepções: alguns entendem que o endividamento pode trazer investimentos para a sociedade, outros entendem que este comportamento gera um desequilíbrio nas contas orçamentárias fazendo com que os bens públicos sucumbam paulatinamente, e as taxas de juros sejam estratosféricas. Assim, o presente artigo tem como finalidade apresentar um panorama sucinto sobre as finanças públicas brasileiras e seus sinais de endividamento presentes nos últimos quarenta anos sem aprofundar as características econômicas marcadas por cada período, mas levantando pontos marcantes do desenvolvimento econômico da Nação e sua interface com as finanças públicas. Metodologicamente, o estudo é descritivo, pois visa descrever o comportamento da dívida pública, e tem um caráter quali-quanti com análise de dados numéricos expressivos do “desenrolar” da história brasileira. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa é bibliográfica com base em periódicos, normativos institucionais, legais e teóricos da área recorrendo a teóricos como Santos (2003), Bacelar (2004), Pereira (2004) e Filho (2009). Para a análise de dados, recorreu-se ao Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE, Banco Central, e CMV. Constatou-se que nos séculos XX e início do XXI, o país apresentou um cenário diversificado no comportamento das suas finanças públicas, sobretudo no que diz respeito ao endividamento e as privatizações.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatielle Menolli Longhini 09-02-2021 12:50:35

Recorte de estudo não é explícito. Estudo incipiente.

Foto do Usuário Hermes Oliveira Gomes 09-02-2021 12:50:35

O trabalho é relevante e apresenta um recorte interessante para entendermos o endividamento publico de um passado recente a dias atuais. Referenciais teóricos bem amarrados e articulados.

Foto do Usuário Gabriel Amasonas Rabelo Silva 09-02-2021 12:50:35

Prezados autores, tudo bem? A produção de artigos científicos é um desafio. Nesse sentido, quero cumprimentar os autores pelo esforço de produção de um estudo sobre um tema atual e de relevância para o nosso país. Tenho algumas sugestões. De pronto, é importante que o autor (ou autores) compreenda a construção do artigo científico. Respeite o design tradicional da comunicação científica. Ela é composta pelos seguintes elementos: título, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, revisão teórica, procedimentos metodológicos, análise de dados e discussões, considerações finais e referências bibliográficas. É importante observar que a ausência de acuracidade a esse rito, conduziu a erros importantes, como por exemplo, clareza quanto ao problema e objetivo proposto para investigação, bem como maior clareza na delimitação do tema. Para que o autor (ou autores) não desanime, sugiro o estudo dedicado dos conteúdos desse site aqui: http://www.escritacientifica.sc.usp.br/escrita/cursos-escrita/. Expressas tais questões, desejo sucesso, ao mesmo tempo que expresso a minha gratidão pela oportunidade. Afinal, essa minha primeira avaliação no Covinbra, uma honra, não é mesmo?. Fiquei muito lisonjeada de lê-los. Atenciosamente, Avaliação ad hoc

Foto do Usuário Daiane Ferreira Arantes Beraldo 09-02-2021 12:50:35

O artigo está muito bom e todos os tópicos bem abordados.