Improvisação Organizacional na Perspectiva dos Esquemas Interpretativos: uma análise bibliométrica

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Acessos neste artigo: 231


Certificado de participação:
Certificado de Victor Silva

Certificado de publicação:
Certificado de Victor Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Victor Silva , Karine De Jesus Rodrigues Santana

ABSTRACT
A versatilidade e a tensão do ambiente em que as organizações estão inseridas as têm forçado a desenvolverem novas habilidades, em que a improvisação e os esquemas interpretativos ganham um espaço nesse contexto. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção científica nacional e internacional sobre o tema Improvisação Organizacional. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa bibliométrica, utilizando as bases de dados Scopus e Spell, e obtendo uma amostra final de 48 artigos científicos, entre 1998 a 2019. Como resultados, verificou-se que a média de publicação nos últimos onze anos é maior que a média dos onze primeiros. Assim como os Estados Unidos, o Brasil se destacou em termos de instituição de filiação e autores. Contudo, o autor mais prolífico é de Portugal. A maioria das pesquisas é teórica. Esses resultados sugerem oportunidades para mais pesquisas empíricas e maior aprofundamento na comparação entre as produções e nos temas nelas abordados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bruno Rian Da Silva Sousa Borges 09-02-2021 09:50:35

O artigo trás relevância tanto ao acadêmico quanto a parte empresarial, apresentando concisão, claramente tendo seu objetivo alcançado.

Foto do Usuário Andréia De Abreu Siqueira 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo os autores pela qualidade do texto. A temática era nova para mim e consegui compreender perfeitamente a ideia proposta, bem como o conceito de improvisação na gestão organizacional. Os objetivos propostos foram alcançados. A estruturação do texto está excelente e coerente. Lanço uma pergunta: a quais fatores seria possível atribuir o aumento no interesse sobre o tema nos últimos 11 anos?

Foto do Usuário Ediberto Barbosa Lemos 09-02-2021 09:50:35

Igualmente parabenizo os autores pelo excelente artigo. Escrito de maneira clara e precisa, possibilita boa compreensão sobre a temática. Sugiro que em estudos futuros possa aplicar em um estudo de caso por exemplo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.