Velhas Organizações Versus Organizações Modernas(?): uma (re)visão à luz da administração científica.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Acessos neste artigo: 293


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vinicius Queirós Da Silva , José Luiz Carvalho De Oliveira , Andreina Oliveira Peixoto Da Costa , Henryque Rodrigues Lima , Fábio Rogério De Morais

ABSTRACT
As organizações com o passar do tempo passaram por diversas mudanças em suas estruturas, muitas dessas mudanças possuem relação direta ou indireta com muitos teóricos da administração, principalmente com os da Administração Científica, que ainda se encontra em muitas organizações, como será visto ao longo do desenvolvimento do artigo. O presente artigo tem como objetivo geral de pesquisa comparar como eram as organizações no período da Administração Científica e como são as organizações modernas. Para atingir ao objetivo são apresentados a Teoria da Administração Científica e seus princípios, e também busca-se identificar como eram as organizações no período da abordagem da teoria. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado como base o método de pesquisa qualitativa- descritiva, com resultados obtidos a partir de estudo de um estudo de caso, com dados coletados por meio de questionário estruturado. Como resultado da pesquisa, viu-se que há a presença de alguns dos conceitos e procedimentos vistos na Administração Científica, com exceção do fator fadiga humana, na empresa pesquisada. Desse modo, ela não possui diferenças quanto à aplicação daqueles, mas sim quanto à visão da gerência, tida como a maior divergência entre as velhas organizações e as organizações atuais. Assim, pode-se afirmar que as velhas organizações continuam presentes nas organizações contemporâneas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Natalia Bousquet Batista 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem escrito e utiliza revisão de literatura extensa que sustenta base de argumentação. É necessária uma revisão na apresentação das referências bibliográficas. Uma pergunta para os autores: é possível extrapolar este resultado para outras empresas do setor público?

Foto do Usuário Gustavo Samuel Cunha 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem elaborado, com citações relevantes para o tema. A metodologia muito bem delineada e fundamentada em autores seminais. Também questiono os autores, seria possível a aplicação deste estudo e metodologia a qualquer instituição privada também? Sugestão para novos estudos.

O artigo está bem escrito e bem estruturado. Penso que na metodologia a forma de coleta de dados deveria ser feito por meio de uma entrevista, até na conclusão os autores citam entrevista, porém foi utilizado um questionário. Outro ponto é que os autores reconhecem a necessidade de terem entrevistado mais pessoas tais como os funcionários.Esta é realmente uma limitação do trabalho. Uma pergunta que faço: será que os funcionários que estão sob esse modelo o percebem como desgastante e cansativo?

Foto do Usuário Dagomir Barros De Lima 09-02-2021 09:50:35

A revisão de literatura sustenta a base de argumentação. Mas é necessário uma revisão bibliográfica mais profunda com relação ao tema. É possível aplicar os resultados e técnicas no setor publico visando um padrão de performance?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.