artigos
Convibra Conference - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI) EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO CEARÁ: LIMITES E POSSIBILIDADES NA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS.
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI) EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO CEARÁ: LIMITES E POSSIBILIDADES NA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 24


Certificado de participação:
Certificado de Irany rodrigues Barbosa

Certificado de publicação:
Certificado de Irany rodrigues Barbosa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Josely De Sousa Alves , Irany Rodrigues Barbosa

ABSTRACT
O setor público tem adotado soluções inovadoras na gestão dos processos administrativos, buscando a efetividade de suas ações. Ainda na década de 1990, o modelo gerencialista adotado na administração pública brasileira, apoiado no princípio da eficiência dos serviços ofertados à sociedade, tem elevado a melhoria no atendimento e tomada de decisões. Nessa perspectiva, o Processo Eletrônico Nacional (PEN) e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) apresentam-se como significativo instrumento na aplicação da gestão documental, adotado nas esferas federal, estadual e municipal. Esta pesquisa se propõe a relatar a experiência da implantação do sistema eletrônico de informações em uma instituição de ensino superior,  por meio da avaliação dos usuários, e ainda, identificar as principais contribuições e limitações do sistema. A pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, utilizou-se de dados primários, coletados por meio de questionário eletrônico via Google Forms, contendo questões sobre a percepção dos usuários (técnicos, docentes e colaboradores terceirizados) sobre as principais contribuições e limitações que o sistema apresentou desde a sua implantação. A partir da análise dos dados, infere-se que a implantação do sistema representou uma mudança significativa nas atividades, sobretudo na cultura da organização. Assim a adoção de sistemas de informação, virtual, acessível pode ser considerada de grande relevância na construção e efetividade de uma gestão documental eficaz nas instituições, alinhando-se às transformações sociais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Sérgio Chaves Caldas 09-02-2021 12:50:35

Autor não cita um Norte ou problema de pesquisa. Falta inserir objetivo específico. Referencial teórico fraco. Análise dos resultados muito simples.

Foto do Usuário Michael Emerson Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Artigo atual e importante pois atua na área das mudanças organizacionais no momento atual da pandemia, no que se refere ao homeoffice. Sugiro apenas caracterizar nas considerações teóricas o serviço público de forma mais aprofundada.

Foto do Usuário Aretuza Alves Marcório 09-02-2021 12:50:35

A temática é importante e atual, mas a pesquisa não demonstra resultados substancias. A instituição não foi identificada por algum motivo específico? Revisar a página 3 logo após a tabela n. 1 (frase solta e desconexa) Revisar gráfico de identificação dos respondentes (somatório acima de 100%) Resultados foram pouco explorados e foi dado ênfase no referencial teórico que também pareceu desconexo em alguns pontos. Não ficou claro a linha da pesquisa e pra onde ela pretende ir. A organização dos dados das tabelas de dados dos resultados pode ser melhor organizada por ordem decrescente das citações por exemplo e demonstrar ainda a representação percentual de cada item. A parte escrita pode ser melhor detalhada. O conteúdo ficou muito raso quanto à interpretação dos dados.

Foto do Usuário Raquel Serrao Rodrigues Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Embora seja um relato, senti falta de uma pergunta de pesquisa para nortear o trabalho. Então nesse caso, por que os autores não construíram uma pergunta de pesquisa? O referencial teórico poderia ter sido melhor construído através de outros tópicos. O ideal seriam de 3 a 4 tópicos para situar o leitor, pois da forma apresentada ficou bastante confuso. Deveria ter sido utilizada mais autores, mais recentes e também autores internacionais. O objetivo descrito na metodologia está diferente do descrito na introdução e resultados. Organizando o referencial em tópicos, seria possível ter realizado um breve contexto histórico. Além do que, tantas citações diretas devem ser evitadas, embora sejam de atos normativos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.