artigos
Convibra Conference - COVID-19: FATORES QUE INFLUENCIAM NA INCIDÊNCIA DOS CASOS DE SUICÍDIO DURANTE A PANDEMIA
COVID-19: FATORES QUE INFLUENCIAM NA INCIDÊNCIA DOS CASOS DE SUICÍDIO DURANTE A PANDEMIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Indicadores Sociais de saúde

Acessos neste artigo: 27


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Larissa Chagas Suhett , Caroline Nascimento De Souza , Juliana Maria Bello Jastrow , Italla Maria Pinheiro Bezerra , Laís Lopes Gonçalves , Larissa Zuqui Ribeiro , Alessandra Aparecida De Saldes

ABSTRACT
Introdução: Considera-se que o suicídio provavelmente se tornará uma preocupação mais premente à medida que a pandemia se espalhe e tenha efeitos a longo prazo sobre a população em geral, pois os efeitos da COVID-19 na saúde mental podem ser profundos e há sugestões de que as taxas de suicídio irão aumentar. Objetivo: Descrever os fatores que influenciam na incidência dos casos de suicídio durante o período de pandemia causada pela COVID-19. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados da Biblioteca Nacional de Medicina – PUBMED. Para a busca utilizou-se os descritores baseados no Decs, e assim montou a estratégia de busca: suicide AND social isolation. Os critérios de inclusão na primeira busca foram: artigos completos disponíveis, idiomas inglês e português, ano de publicação entre 2016 a 2020. Foram excluídas, teses, mestrados, dissertações e revisões de literatura. Resultados: Foram encontrados 1145 artigos abordando a temática, no entanto, após, a aplicação dos critérios de inclusão, restaram 297 artigos. Com base nesses artigos realizou-se a leitura de títulos e resumos, com isso a amostra final foi composta em um total de 4 artigos. Os artigos analisados apresentaram que, diversos fatores podem promover a idealização suicida, entre eles, o isolamento social, a ansiedade, o medo de contágio, a incerteza, o estresse crônico e as dificuldades econômicas, sendo que esses pensamentos se mostraram mais presentes nas populações vulneráveis, incluindo indivíduos com distúrbios psiquiátricos pré existentes, com baixa resistência, que residem em áreas de alta prevalência da COVID-19 ou que perderam algum familiar ou amigo para essa doença. Conclusão: É necessário que sejam desenvolvidas ações de promoção de saúde mental e prevenção do suicídio, por meio de acesso a atendimento remoto em decorrência a pandemia do novo coronavírus e realizar o cuidado em posvenção com a família que está sofrendo o luto de algum parente que se suicidou.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonardo Isolani E Andrade 09-02-2021 12:50:35

Tema muito importante e atual, artigo bem escrito e estruturado

Foto do Usuário Jordânia Gonçalves Silva 09-02-2021 12:50:35

Gostaria de parabenizar os autores pela escolha do tema, sendo bem atual. Sugestão:Dar continuidade ao estudo e depois acrescentar os dados em relação ao suicídio neste período de pandemia, para fazer a correlação se tivemos aumento. Pergunta- Em relação ao suicídio tem algum perfil epidemiológico? Caso a resposta for positiva, fica como sugestão incluir ele no trabalho.

Foto do Usuário Anando Rodrigues De Carvalho 09-02-2021 12:50:35

O estudo aborda um tema atual e bastante importante. Sugiro dar continuidade ao estudo após a pandemia podendo complementar com mais dados, por exemplo, que perfil foi mais afetado durante a pandemia, qual faixa etária, qual gênero, etc.

Foto do Usuário Danielle Correia Furtado 09-02-2021 12:50:35

Texto muito bem escrito, rico em detalhes importantes. Todavia, a busca poderia ser mais ampla (em mais bases de dados).

Foto do Usuário Luana Salucci Araujo 09-02-2021 12:50:35

Parabéns aos autores pela escolha do tema. O trabalho apresenta linguagem objetiva e clara. Sugestão: realizar uma busca mais ampla.

Foto do Usuário Leidiane Moreira Alves 09-02-2021 12:50:35

Parabéns aos autores pelo tema, penso que poderia ter sido ampliada a busca em outras bases de dados e na conclusão responder aos objetivos propostos e sugestões para minimizar os efeitos da pandemia no intuito da prevenção do suicídio.

Foto do Usuário Juliana Maria Bello Jastrow 09-02-2021 12:50:35

Parabéns Larissa, o conteúdo foi bem abortado e coerente com a atualidade, tema de grande relevância e preocupação diante do cenário enfrentado.

Foto do Usuário Ana Carolina Lopes Elbani 09-02-2021 12:50:35

Tema atual e com abordagem excelente! Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Inara Antunes Vieira Willerding 09-02-2021 12:50:35

Excelente tema, bem escrito e com boa fundamentação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.