UM ENSAIO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE LIDERANÇA, COM FOCO EM LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 281


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriele Girardi , Joao Alberto Rubim Sarate

ABSTRACT
O propósito deste estudo é contribuir com a literatura existente sobre liderança, de uma forma geral, mas com foco em Liderança Transformacional (LT), citada por Bass (1985). Trata-se de um ensaio teórico sobre os principais conceitos do tema, um breve histórico sobre as teorias de liderança, uma apresentação das principais diferenças de liderança transacional e transformacional e exposição de estudos recentes sobre LT. Apesar de liderança ser um tema que vem sendo pesquisado internacionalmente a cerca de um século, é um tema que desperta bastante interesse entre acadêmicos e profissionais, visto que modifica-se através do tempo e visto que existe uma crise de liderança no mundo atualmente. Esta informação corrobora com a importância do estudo do tema para o crescimento econômico mundial, já que existe uma necessidade de bons líderes para o futuro.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

REVER AS REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS. MUITO EXTENSA E COM MUITOS AUTORES CITADOS QUE NÃO ESTÃO NO ESTUDO. IMPORTÂNCIA DO TEMA E COERÊNCIA DOS OBJETIVOS PROPOSTOS

Foto do Usuário João Pinheiro De Barros Neto 09-02-2021 09:50:35

Um ensaio que vem em boa hora, pois o mundo vive uma crise de liderança também e, nesse sentido, a liderança transformacional é um tema que requer mais pesquisas. Sugeriria incluir obras mais recentes sobre o tema.

Foto do Usuário Ricardo Pereira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é relevante por tratar uma ds principais teoria sobre liderança e a que recebe maior atenção da comunidade de pesquisadores sobre liderança. O estudo realizado não deixa claro se é uma revisão de literatura ou uma bibliometria. Talvez por não trazer uma seção de procedimentos metodológicos, o que impacta na qualidade do trabalho. Com relação à estrutura do trabalho, poderia se adotar as segiuntes seções: Introdução, referencial teórico ( aqui poderia ser tratado o contexto histórico sobre liderança de forma geral, trazendo as diversas teorias, principais autores de cada uma delas, etc. ), procedimentos metodológicos ( aqui definindo por uma revisão, que poderia ser integrativa ou sistemática, ou uma análise bibliométrica sobre liderança transformacional/transacional), resultados, discussão e considerações finais. Por conta da falta de robustez metodológica, o trabalho fica comprometido, apesar de extremamente relevante.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.