artigos
Convibra Conference - Prospecção de cenários: uma ferramenta para o Planejamento Estratégico
Prospecção de cenários: uma ferramenta para o Planejamento Estratégico

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 20


Certificado de participação:
Certificado de Cecy De Sousa Lucas

Certificado de publicação:
Certificado de Cecy De Sousa Lucas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cecy De Sousa Lucas , Alfredo José Machado Neto

ABSTRACT
As mudanças e as transformações sejam tecnológicas, políticas, econômicas e sociais, entre outras, vem acontecendo de forma acelerada, provocando rupturas nas empresas e nas organizações. A atual pandemia do Corona Virus (Covid/19) é um exemplo desses fenômenos inesperados e imprevistos.  Diante deles, os gestores das empresas vêm buscando meios que permitam antecipar e se preparar para as mudanças, utilizando, principalmente, o planejamento estratégico. Neste sentido, a prospecção de cenários futuros é uma ferramenta auxiliar deste processo que, ao levantar as diversas probabilidades de futuros, prepara as organizações para reagir rapidamente aos break points e mudanças descontínuas. Este trabalho tem como objetivo apresentar e demonstrar a contribuição da prospecção de cenários na elaboração do planejamento estratégico. Para alcançar os seus objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, através de levantamento teórico sobre o assunto. Foi pautada, exclusivamente, em dados secundários, obtidos a partir de livros e artigos científicos, principalmente de autores como Schwartz (2006), Godet (2007), Marcial e Grumbach (2006) entre outros. Em conclusão pode-se afirmar que a prospecção de cenários é uma ferramenta do planejamento estratégico que possibilita a flexibilização dos planos de longo prazo, possibilita à empresa a ter a capacidade de detectar sinais de turbulência iminente, de se antecipar ao caos e de gerenciar os riscos previstos, estimulando a adoção de novos comportamentos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luís Otávio Nogueira Campelo 09-02-2021 12:50:35

Artigo com temática bastante atual, mostrando inclusive a necessidade de maior estudo e dedicação das empresas na implementação dessas estratégias. Como sugestão para um maior aprofundamento na temática, seria interessante a aplicação/comparação das revisões em empresas que se planejaram e as que não se planejaram estrategicamente para enfrentar a crise consequente da pandemia do coronavírus.

Foto do Usuário Luiz Cláudio Ribeiro Machado 09-02-2021 12:50:35

A temática é muito interessante e bem apropriada para o contexto atual. A construção do trabalho é bem objetiva e traz uma iniciativa plausível para se discutir mais profundamente no futuro. Por esse motivo, há uma questão interessante: Quais as lições que a pandemia do Covid-19 trouxe para as empresas que não trabalharam seu planejamento estratégico?