artigos
Convibra Conference - Aprendizagem Individual Baseada em Experiência de Docentes do Curso de Graduação em Administração na Modalidade a Distância
Aprendizagem Individual Baseada em Experiência de Docentes do Curso de Graduação em Administração na Modalidade a Distância

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Acessos neste artigo: 22


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Natalia Bousquet Batista

ABSTRACT
O objetivo do artigo é apresentar como docentes do curso de administração adaptam suas habilidades da prática de docência no ensino presencial para conduzir turmas virtuais na modalidade a distância, fundamentado na teoria da aprendizagem experiencial de Kolb (2015). Foi adotada uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas com seis docentes. Buscou-se analisar os impulsos e o processo de aprendizagem individual e aplicar o modelo de aprendizagem baseado em experiências para docentes em atuação na modalidade a distância. Este modelo enfatiza a interdependência entre características internas como bagagem profissional e circunstâncias externas do ambiente, ao oferecer oportunidades para a vivência de novas experiências que possibilitam a aprendizagem. Este artigo contribui para os estudos organizacionais ao fazer emergir um campo de aprendizagem baseado na experiência de docentes do ensino superior a distância, inserido no contexto contemporâneo em articulação com a teoria de aprendizagem baseada na experiência.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Caroline Lujan De Oliveira 09-02-2021 12:50:35

Sugestão - Apresentar uma tabela, gráfico ou quadro expondo os principais achados para melhor visualização do leitor. Pergunta - Por que não deixou uma leitura mais fluente no referencial teórico?

Artigo bem escrito, seguiu todas as normas de publicação. A discussão dos resultados poderia ser mais ampla e aprofundada.

Linguagem de fácil entendimento, tema muito relevante mas poderia ser mais explorado e melhor apresentado para facilitar o entendimento.

Foto do Usuário Elisiane Alves Fernandes 09-02-2021 12:50:35

Um artigo muito importante para o momento atual, pois as ofertas por cursos a distância cresceram consideravelmente nos últimos anos e nós professores tendo que modificar nossa forma de pensar e de preparar as formas de aprendizagem considerando essa nova modalidade, não é fácil essas mudanças para professores acostumados com as aulas tradicionalmente presenciais. Acho que poderia ter uma matriz comparativa entre o que o professor pensava com relação a sua disciplina no presencial e a disciplina na modalidade a distância.