Consumo Ético: a Influência da Espiritualidade sobre a Intenção de Compra dos Consumidores

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 252


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jaqueline Silva Da Rosa , Fernanda Zanella Durante , Gisele Hidalgo

ABSTRACT
O consumo é um ato que pode englobar não apenas necessidades utilitaristas ou hedonistas, mas pode representar um ato que reforce o valor da vida e os sentimentos que transcendem o imaterial. O objetivo desse artigo é examinar o papel moderador da espiritualidade na relação entre as variáveis independentes de Altruísmo e Utilitarismo e a escala de intenção de consumo ético. Para tanto, fez-se uma pesquisa quantitativa, do tipo Survey, cuja análise foi feita por Modelagem de Equações Estruturais (MEE). As evidências indicaram que a variável moderadora espiritualidade não apresenta efeito significativo e positivo na relação entre Altruísmo e Intenção de Consumo Ético e Utilitarismo e Intenção de Consumo Ético.  A influência do altruísmo na intenção de consumo ético não se evidenciou. Portanto, esses resultados vão de encontro à literatura, o que requer que mais estudos sejam realizados seja ampliando a população-alvo seja aplicando esse estudo em outros contextos

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Kélvia Ferreira De Araújo 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem escrito, tema inovador e relevante. Parabéns!

Foto do Usuário Aline Juriatto Fagundes 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito interessante e nos leva a analisar uma nova percepção quanto ao comportamento do consumidor quanto suas compras. Recomendação: que seja realizada nova leitura, pois há algumas questões quanto a escrita e concordância; Pergunta: o mercado capitalista está realmente evoluindo para esse consumo mais consciente?

Foto do Usuário Aline Cardozo Pereira 09-02-2021 09:50:35

A revisão de literatura está muito bem elaborada Este assunto é de extrema relevância. Estamos nos dirigindo cada vez mais para o consumo ético e estudos deste tema são de super relevantes.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.