CONFLITOS ÉTICOS VIVENCIADOS PELO FAMILIAR ACOMPANHANTE DA PESSOA COM PROBLEMAS ONCOLÓGICOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Pessoas em Saúde

Acessos neste artigo: 265


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Elaine Guedes Fontoura , Deborah Soares Assis , Marluce Alves Nunes Oliveira , Bruna Eduarda Gomes Dos Santos , Arilma Da Silva Rios , Mariana Dos Santos Soares , Brenda Gomes Santos , Queuam Ferreira Silva De Oliveira , Joseneida Silva Do Nascimento , Cristiano Ribeiro Costa

ABSTRACT
O cuidado de um familiar com câncer traz sobrecarga e mudanças significativas na estrutura e na vida dos familiares, principalmente, diante das incertezas impostas pelo diagnóstico e tratamento o que, resulta em ansiedade, insegurança, desgaste, sensação de impotência para enfrentamento da doença, finitude e sofrimento. O diagnóstico de neoplasia maligna, na maioria das vezes, traz efeitos avassaladores sobre o paciente e sua família, uma vez que traz à tona inúmeros sentimentos, como medo e ansiedade. Assim, o objetivo deste estudo é compreender os conflitos vivenciados pelos familiares acompanhantes da pessoa com problemas oncológicos na unidade de clínica médica e clínica oncológica de um hospital no município de Feira de Santana-BA. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada entre novembro e dezembro de 2018, por meio de entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 10 familiares de pessoas hospitalizados com diagnóstico de câncer. Para a concretização do processo de análise foi utilizado análise de conteúdo de Bardin. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana. Os relatos revelaram as dificuldades enfrentadas pelos familiares que relataram que é um momento muito difícil, sejam por dificuldades relacionadas aos sentimentos, emoções, ao acompanhamento do familiar e a própria internação. As adversidades interferem no equilíbrio familiar, afetando a dinâmica de todos os seus membros. Segundo os familiares, o momento exige algumas renuncias, a atenção é voltada exclusivamente para a pessoa com problemas oncológicos, o que resulta em dificuldades relacionadas à administração do tempo. Com relação ao enfrentamento, os familiares mencionam otimismo, fé, maturidade, esperança, oração, espiritualidade, a focar na pessoa que é o alvo principal e não focar no problema, como aspectos relevantes. As estratégias para proporcionar conforto e aliviar sofrimento envolvem palavras de conforto, otimismo e fé, fazer orações, estar sempre presente, oferecer amor, atenção e carinho. Como estratégias para amenizar o sofrimento, os familiares buscam acalmar, cuidar e chamar o profissional da equipe para avaliação quando a pessoa não está se sentindo bem. No que se referem aos conflitos vivenciados, os relatos revelaram conflitos relacionados à hospitalização e ao ambiente hospitalar, como demora no atendimento e falta de informação, como também os conflitos vivenciados dentro da própria família, relacionado a divergências de pensamento, além de conflitos com a resistência do familiar adoecido em não querer ir ao hospital para realização do tratamento. A pesquisa apontou que os familiares vivenciam conflitos entre os próprios membros da família, como também conflitos relacionados ao serviço de saúde.
Palavras-chave: Conflitos. Familiar. Câncer.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernanda Faria Serra Maciel 09-02-2021 09:50:35

Quais são as implicações do estudo para a prática da enfermagem? Quais são as limitações do estudo?

Foto do Usuário Juliana Lapolli 09-02-2021 09:50:35

Artigo relevante. seria muito interessante a aplicação em uma população maior. Parabéns

Foto do Usuário Paula Alves Camelo 09-02-2021 09:50:35

Particularmente, acho que o termo ''conflitos éticos'' é pouco específico para tantas questões interessantes que foram abordadas. No mais, a temática é muito interessante e o trabalho está bem escrito. Parabéns!

Foto do Usuário Samara Marchetti De Freitas 09-02-2021 09:50:35

Temática atual e de extrema importância. Acredito que o título poderia ter um aspecto mais amplo para tantas questões abordadas no artigo. Excelente artigo, parabéns pela realização desse trabalho!

Foto do Usuário Natália Schmitt 09-02-2021 09:50:35

Boa metodologia, tema relevante atualmente, o título poderia ser mais amplo comparado aos assuntos abordados ao decorrer do artigo. Conteúdo muito bom, parabéns!

Foto do Usuário Inara Antunes Vieira Willerding 09-02-2021 09:50:35

Artigo relevante. Como sugestão, seria importante abranger a aplicação em uma população maior. O trabalho está bem escrito e estruturado. Nas considerações finais seria importante ampliar a discussão e contribuição do trabalho. Parabéns!

Foto do Usuário Claudia Aline De Souza Ramser 09-02-2021 09:50:35

Artigo corresponde a proposta sugerida. Seria interessante aumentar a amostragem populacional. Parabéns!

Foto do Usuário Bruna De Castro Ornellas 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante visto a importância do familiar/cuidador/acompanhante no percurso do tratamento oncológico. No entanto, a partir das categorias construídas, quais estratégias poderiam ser elaboradas para contribuir no enfrentamento dos conflitos éticos vivenciados pelos acompanhantes da pessoa com problemas oncológicos? Parabéns pelo trabalho desenvolvido e como sugestão sugiro pensar em estratégias de enfrentamento diante dos conflitos!

Foto do Usuário Milena Colares Tupinambá Martins 09-02-2021 09:50:35

EXCELENTE TRABALHO E TEMÁTICA! SUGESTÃO: A PARTIR DOS DADOS COLHIDOS NAS ENTREVISTAS REALIZAR UM ESTUDO DE COMO OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PODEM CONTRIBUIR NO CUIDADO AO CUIDADOR/FAMILIAR. A AMOSTRA POPULACIONAL DA PESQUISA TAMBÉM PODERIA SER MAIOR, ASSIM TERIA MAIS RIQUEZA NOS RESULTADOS APRESENTADOS. PARABÉNS PLEO TRABALHO!

Bom trabalho, mas acredito que deveria estar sendo avaliado em outra area, pois não vi relação com a area de Gestão de pessoas.

Foto do Usuário Ayla Melo Cerqueira 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com um tema bastante pertinente atualmente para uma melhor prestação de assistência nos serviços de saúde. Discussão muito bem feita, porém sugiro que o resumo do artigo seja um pouco menor. Parabenizo os autores pelo excelente artigo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.