artigos
Convibra Conference - ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR COLEGIADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS SOMBRIOS
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR COLEGIADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS SOMBRIOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 61


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vanderlei Balbino Da Costa , Leonor Paniago Rocha

ABSTRACT
O presente ensaio nasce das nossas inquietações em vislumbrar, na escola pública, uma gestão democrática escolar colegiada, capaz de fazer com que haja a participação de todos os segmentos na unidade escolar. A questão de pesquisa que norteou essa investigação foi: Por que, em pleno século XXI, o gestor ainda enfrenta dificuldades para garantir na educação básica, a consolidação de uma gestão democrática colegiada? Em tempos sombrios, nosso objetivo é provocar a discussão sobre as causas políticas pelas quais a administração escolar colegiada tem dificuldades para se efetivar. Referenciais nos mostram que é possível construir na educação básica uma gestão capaz de alavancar para o seu interior os diversos segmentos que compõem a unidade de ensino. Consideramos que se faz necessário investigar, por que nossa escola ainda não é democrática, por que ainda não conseguimos fazer acontecer no interior da unidade de ensino uma gestão colegiada. 

Palavras-chave: Política Educacional. Gestão Escolar. Administração Colegiada. Educação Básica. Gestão Democrática.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Elizabeth Martens Blasi 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem formulado no que se refere ao método. No quesito conteúdo explora uma questão de enorme relevância na educação escolar, a gestão colegiada. Visando o tema relativo á democracia colaborativa contribui para reflexão da necessidade de maior participação dos pares nas decisões da escola e da educação a fim de responsabilizar e de obter a contribuição do coletivo.

Foto do Usuário Selma Maria Da Silva Andrade 09-02-2021 09:50:35

O presente artigo aborda um tema bastante atual pois traz a tona questões importantes como escola sem partido e militarização da educação. Quanto a utilização do arcabouço teórico/metodológico apresenta-se adequado e se aproxima de outros trabalhos que têm se dedicado ao debate da Educação nesse momento atual no qual já tivemos em 18 meses três ministros da educação. Considero que esse assunto evidencia originalidade e relevância acadêmica. A justificativa apresenta coerência e coesão com os objetivos e está devidamente contextualizado com o tema e problema de pesquisa e conclui referenciando a impossibilidade de existir “uma gestão democrática colegiada sem a participação de todos que a compõem”.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.