artigos
Convibra Conference - O ENFERMEIRO E SUA SAÚDE MENTAL: DESAFIOS INERENTES À PRÁTICA DA PROFISSÃO
O ENFERMEIRO E SUA SAÚDE MENTAL: DESAFIOS INERENTES À PRÁTICA DA PROFISSÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Pessoas em Saúde

Acessos neste artigo: 29


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Antonia Fernandes Nabarro De Oliveira Benati , Cleyciane Cassimiro Pereira De Oliveira , Douglas Tassaro Da Silva , Gedy Welinton Alves Dos Santos , Janaína Travassos Loose

ABSTRACT
O objetivo desse estudo é investigar a influência da demanda de trabalho dos profissionais de enfermagem em relação à saúde mental dos mesmos e, caso seja comprovada, determinar os fatores que contribuem para o agravo da condição mental deste grupo. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura que aborda os temas dispostos em conceituadas plataformas de artigos científicos como Google Acadêmico e Scielo e livros publicados entre 1946 a 2019. Os resultados foram discutidos à luz das teorias abordadas. Apurou-se com o presente estudo que as más condições do ambiente laboral do profissional de saúde, baixa remuneração e o excesso de trabalho podem levar ao desenvolvimento de transtornos mentais como ansiedade, depressão e síndrome de burnout. Considera-se necessário aos profissionais de enfermagem ter um ambiente de trabalho estruturado que contribua no seu desempenho profissional e qualidade de vida. Ademais salienta-se que o mesmo construa hábitos de vida saudáveis para manutenção de sua saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O artigo apresenta temática extremamente relevante, contudo a metodologia não está muito clara.

Tema pertinente ao estudo de gestão de pessoas. O tema é atual, a discussão é muito boa.

Foto do Usuário Juliana Lapolli 09-02-2021 12:50:35

tema relevante e muito atual, principalmente no momento que estamos vivendo. parabéns pelo artigo!

Foto do Usuário Geize Kelly 09-02-2021 12:50:35

Tema pertinente ao estudo de gestão de pessoas. O tema é atual, a discussão é muito boa

Foto do Usuário Manoel Agrasso Neto 09-02-2021 12:50:35

O artigo apresenta um tema relevante no contexto da saúde no trabalho, bem fundamentado e que pode contribuir para estudos futuros, pois se trata de revisão de literatura.

Foto do Usuário Inara Antunes Vieira Willerding 09-02-2021 12:50:35

A temática é relevante, levando para boas discussões e contribuições científicas.

Foto do Usuário Claudia Aline De Souza Ramser 09-02-2021 12:50:35

Tema atual, corresponde ao que o evento exige, parabéns pelo artigo!

Tema relevante, artigo claro, trás uma discussão interessante. Parabéns!

Foto do Usuário Bruna De Castro Ornellas 09-02-2021 12:50:35

Tema super atual!! Parabéns pela revisão. Diante de tantos riscos que estamos expostos é importante que o enfermeiro esteja inserido na dimensão do participar politicamente no processo de trabalho de enfermagem em busca de melhores condições nos diversos cenários de atuação.

Cada elemento no processo de cuidado em saúde faz diferença. Um ambiente com condições precárias de trabalho mostra, significativamente, sua contribuição para o desencadear de adoecimentos. É extremamente relevante falar do cuidado direcionado ao cuidador e pensar em estratégias para fortalecer sua rede de apoio para o enfrentamento dos desafios da profissão.

Foto do Usuário Sara Da Conceição Cajazeira 09-02-2021 12:50:35

Tema de muito importância e relevância para os profissionais da saúde. Parabéns.

Foto do Usuário Valéria B. Machado 09-02-2021 12:50:35

O artigo apresenta temática relevante, contudo a metodologia não está muito clara, bem como as considerações finais. Senti falta de apontar as contibuições do estudo para a área de gestão de pessoas. Valéria Bertonha Machado

Foto do Usuário Maria Vitória Vasconcelos 09-02-2021 12:50:35

Referencial Teórico: No ponto 2.2 apresenta o tópico dizendo que, os enfermeiros vem recendo nos últimos anos uma atenção maior no que diz respeito ao cuidado com saúde mental. Como essas ações de cuidado estão sendo desenvolvidas? Acredito que se haver uma explanação desse ponto, o leito já saberá que ações estão sendo apresentadas.

A pesquisa não configura uma revisão sistemática, poderia ser caracterizada como uma revisão narrativa. Faltaram os resultados e discussão, bem como as conclusões ou fechamento da revisão da literatura.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.