Aplicação do método híbrido AHP-TOPSIS-2N para seleção de um helicóptero de ataque a ser adquirido pela Marinha do Brasil

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 239


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Victor De Pina Corriça , Sérgio Mitihiro Do Nascimento Maêda , Arthur Pinheiro De Araujo Costa , Carlos Francisco Simões Gomes , Marcos Dos Santos , Luiz Frederico Horácio De Souza De Barros Teixeira , Igor Pinheiro De Araújo Costa , Luiz Paulo Fávero

ABSTRACT
Este artigo tem como objetivo aplicar o método híbrido AHP-TOPSIS-2N para seleção de um helicóptero de ataque a ser adquirido pela Marinha do Brasil. Foram comparados seis modelos de helicópteros, dentre os mais utilizados pelas Forças Armadas de países desenvolvidos. O helicóptero selecionado seria empregado no apoio de fogo necessário às Operações Anfíbias do Corpo de Fuzileiros Navais. Os helicópteros tiveram seis critérios - velocidade máxima, carga útil, quantidade de foguetes, quantidade de mísseis ar-terra, alcance, canhão principal e quantidade de munições para os canhões – avaliados por oficiais aviadores da Marinha do Brasil. A aplicação do método AHP-TOPSIS-2N apresentou como resultado duas listas de ordenação e priorização dos helicópteros, proporcionando uma análise de sensibilidade mais rica e robusta, trazendo maior segurança, transparência e simplicidade ao processo decisório. Após a aplicação do método, a aeronave AH-64E APACHE foi escolhida como a mais indicada a ser adquirida para o cumprimento da missão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rafael Alves Miranda 09-02-2021 09:50:35

Gostei do trabalho, espero que tenha atingido seus objetivos. Qual a forma correta da busca pela qualidade na hora de conseguir os objetivos do trabalho?

Foto do Usuário Marcio Pereira Basilio 09-02-2021 09:50:35

Prezados O artigo foi bel elaborado, esta claro, preciso e conciso. A temática esta relacionada a administração pública no campo militar. O modelo tem aplicabilidade no mundo real. Sou de parecer pela aprovação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.