Coordenador de Graduações: competências necessárias consoante os princípios mestres de gestão

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 288


Certificado de publicação:
Certificado de Ronison Oliveira da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ronison Oliveira Da Silva , Antonio Jorge Cunha Campos , Daniel Nascimento E Silva

ABSTRACT
Este ensaio teórico tem por objetivo evidenciar as competências necessárias para que os coordenadores de graduações possam desempenhar suas atividades com grau de assertividade para o alcance dos objetivos organizacionais. Buscou-se vincular as competências necessárias ao cargo de gerência de cursos de graduação com as quatro fases básicas do processo de gestão: planejamento, organização, direção e controle. Analisou-se a literatura científica disponível, organizada com base nas técnicas de análises semântica e de conteúdo, para que pudessem ser visualizadas as respostas às questões norteadoras previamente formuladas. O ensaio pontua que o coordenador de graduações precisa dominar conhecimentos de outras áreas do conhecimento para atuar, como a) a análise de cenários e geração de produção do curso; b) gestão de infraestrutura de materiais e serviços, c) liderança, comunicação e motivação do seu time e d) aferição da qualidade do trabalho e da produção realizada. A conclusão mostra que a prática do processo gerencial nos moldes dessas competências eleva a probabilidade de que os objetivos e metas institucionais e do curso sejam alcançados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Caroline Leandro Sobrinho 09-02-2021 09:50:35

Achei o tema interessante, mas ao decorrer do texto, aparentemente achei confuso algumas partes, forçando maior concentração do leitor

Foto do Usuário Alyne Sehnem 09-02-2021 09:50:35

Não percebo que o artigo realize uma contribuição significativa para um tema tão atual e abrangente. Muito mais do que competências relacionadas por autores e normativas, um coordenador de curso (independente do nível do curso) na atualidade precisa apresentar habilidades e múltiplas inteligências que são mobilizadas constantemente. Nesse sentido acredito que o artigo poderia contribuir muito mais no sentido de orientar os profissionais nesta função do que relacionar e discutir aquilo que os autores já apresentam.

Foto do Usuário Maria Auxiliadôra Nunes Cordeiro 09-02-2021 09:50:35

Considero o tema atual e relevante, mas creio que a discussão contribuiria mais se houvesse abordado a atuação do Coordenador de Cursos na prática e se eles adotam na gestão do curso, as funções da Administração destacadas no texto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.