artigos
Convibra Conference - Capacidade Absortiva: A eficácia de startups de servir-se de conhecimento de universidades locais em Pelotas-RS
Capacidade Absortiva: A eficácia de startups de servir-se de conhecimento de universidades locais em Pelotas-RS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 19


Certificado de participação:
Certificado de Leonardo Borges da Costa

Certificado de publicação:
Certificado de Leonardo Borges da Costa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leonardo Borges Da Costa , Pamella Lezan

ABSTRACT
A capacidade absortiva é uma capacidade dinâmica fundamental para a aprendizagem organizacional e inovação. Nesse contexto, a capacidade absortiva torna-se fator importante para que as startups busquem inovação no mercado competitivo que se configura nos dias de hoje. Esse estudo faz uma análise qualitativa com roteiro de entrevista semiestruturado de 5 startups na cidade de Pelotas mensurando a capacidade que elas possuem em adquirir, assimilar, transformar e explorar o conhecimento gerado dentro de universidades locais, assim respeitando a peculiaridade da região. Como principal achado da pesquisa notou-se que apesar da busca por inovação ser constante em empreendedores de startups, os mesmos não possuem tal qualidade quando o assunto é informação e conhecimento vinda de universidades. As empresas estudadas em sua maioria não possuem estrutura organizacional para adquirir, assimilar, transformar ou realizar o conhecimento que é pesquisado dentro do ambiente acadêmico. Como maior contribuição, o presente artigo evidencia a incapacidade de empresas que buscam inovação em usar conhecimento trabalhado dentro de universidades.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fabiane Fidelis Querino 09-02-2021 12:50:35

-Na introdução falta colocar o ano da pesquisa da Fundação Dom Cabral. -Ainda na introdução, não é necessário colocar parênteses na citação indireta. Segue a frase: ''As proposições de (Cohen & Levinthal, 1990)''. -Embora esteja nítido o objetivo do artigo, é importante também colocar uma questão de pesquisa. -Verificar as pontuações em todo o texto. -Fazer uma revisão ortográfica.

Foto do Usuário Clarice Vepo Do Nascimento Welter 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo trabalho. Temática atual e relevante. Sugiro uma revisão geral das normas APA, como por exemplo neste trecho, dentre outros no decorrer do texto: As proposições de (Cohen & Levinthal, 1990). Não ficou claro na metodologia quem foram os sujeitos da pesquisa. Não foi descrita as fases da análise de conteúdo propostas por Bardin.

Foto do Usuário Juliano Cesar Dos Santos Braz 09-02-2021 12:50:35

Artigo bem embasado e consistente, ótima linha de pesquisa