Saberes e sabores do Pequi: um estudo de caso na Amazônia Legal Brasileira.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 276


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Valtuir Soares Filho , Lidiane Santos Silva , Jose Fernando Bezerra De Miranda

ABSTRACT
fontes de exploração de renda mais antigas da humanidade e, nas últimas décadas, tal extração se dá como alternativa de desenvolvimento ambiental, social e econômico. O pequi - Caryocar brasiliens é um fruto comum no cerrado brasileiro, comercializado em feiras livres e estradas. O trabalho apresenta o potencial da comercialização do pequi numa feira livre de Palmas /TO capital do Tocantins, na Amazônia Legal, com o objetivo de identificar a cadeia produtiva do pequi e seus produtos derivados. Acredita-se que uma das maneiras mais significativas de consumo do Pequi é o alimentício, onde a polpa pode ser aproveitada de diversas maneiras; contudo, sabe-se que no pequi está agregado um conjunto de atividades que vai desde a coleta até o seu beneficiamento, comercialização e consumo. Apesar toda uma cadeia produtiva à qual o mesmo pode estar envolvido, a principal forma de comercialização observada foi o fruto in natura, onde os feirantes se colocam como responsável pela coleta e transporte até a feira. Observou-se também que, o pequi é um fruto típico da região, mas somente 10% dos feirantes apontam o pequi como principal responsável pela da renda familiar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bárbara Dias Cabral 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho. Destaca-se a necessidade de: - inserir logo do Convibra; - inserir a palavra ''questionário'' no item 3. METODOLOGIA, quando diz; Foi aplicado .... junto aos feirantes''. - apresentar (anexo ?) o questionário aplicado e respondido. - inserir a discussão após os resultados

Foto do Usuário Talita De Souza Costa 09-02-2021 09:50:35

sugestão: concentrar mais estatísticas em um mesmo indicador. Os questionários utilizados estão em algum repositório público?

Foto do Usuário Sandra Maria Araújo De Souza 09-02-2021 09:50:35

O texto necessita de uma revisão de ortografia. O tema responsabilidade social fica solto dentro do trabalho apresentado. O texto tem um tema importante, no entanto, a forma de apresentação dos resultados confunde o leitor.

Foto do Usuário Bruna Pereira Jardim 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta diversos pontos positivos. Uma redação bem feita. Apresenta alguns erros de digitação como exemplo: “faz-se necessário que entenda que, tias conceitos...” em: “fluxogramas voltados d determinados produtos...” pág 04. Em: “ A região é pouco popula...” pág 05. Destaca-se a necessidade de inserir o logo Convibra. O artigo trata-se de um tema interessante, mostrando a realidade de muitos brasileiros da região norte que utiliza dos produtos florestais não madeireiros para ajudar no sustento da família. Após a leitura geral do documento fica a pergunta: que medidas podem ser adotadas para que esses feirantes não comercializem somente o produto in natura mais também os seus derivados?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.