Resultados da Formação em Administração: um estudo com egressas do curso

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 230


Certificado de publicação:
Certificado de Roberto Araújo da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Roberto Araújo Da Silva , Mariana Da Costa Carvalho

ABSTRACT
O estudo analisou resultados e contribuições do curso de Administração para a formação profissional e pessoal de sujeitos. Teve como objetivos explorar resultados da formação oferecida e analisá-los a partir do entendimento de alunas egressas. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, valendo-se de análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas enquanto procedimentos metodológicos. Foram entrevistadas três egressas de cursos de Administração da Região Metropolitana da Baixada Santista, no Estado de São Paulo. Como recurso de análise das entrevistas foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo. Buscou-se investigar aspectos relevantes e possíveis mudanças que teriam ocorrido na vida de graduados em Administração, a partir da formação oferecida em seu curso superior. Por fim, considerou-se a importância da formação em Administração para as entrevistadas, assim como os resultados e contribuições para seu o aperfeiçoamento profissional e de cidadania.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Micaele Rodrigues Feitosa Melo 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante. No entanto, senti falta da interpretação dos resultados (discussão) haja vista ter sico apresentado apenas os Resultados da formação em Administração. O item método (que não foi apresentado de forma exclusiva) também deixou a desejar no que tange aos detalhes do caminho seguido para realização da pesquisa: qual foi o critério utilizado para entrevistar os 3 egressos? Porque entrevistaram somente 3? Porque não 4 ou mais? De que forma aconteceu o recrutamento destes participantes (foram abordados na rua? foram convidados através de redes sociais?) Essas informações não ficaram claras na pesquisa.

Foto do Usuário Natan Hiroshy G. P. Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito relevante, especialmente em um contexto em que a cada dia mais mulheres assumem cargos de liderança e administração no Brasil e no mundo e a formação em administração passa a ser estratégica nesse sentido. Como já foi dito, seria interessante ampliar e aprofundar a seção de metodologia e também a interpretação dos resultados.

Foto do Usuário Maria Auxiliadôra Nunes Cordeiro 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante. Ouvir o egresso é insumo importante para subsidiar as atualizações dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, de forma a eliminar os gaps entre competências desenvolvidas no Curso x competências requeridas pelo mundo do trabalho. As partes da metodologia e análise dos resultados deveriam ser aprofundadas e melhor detalhadas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.