Políticas Públicas e envelhecimento saudável: novos e antigos desafios.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 289


Certificado de publicação:
Certificado de Adriana Aparecida Honório dos Santos

Certificado de participação:
Certificado de Adriana Aparecida Honório dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adriana Aparecida Honório Dos Santos , Adriana Leonidas De Oliveira , Edson Aparecida Araujo Querido Oliveira

ABSTRACT
Este artigo pretende evidenciar a relação entre a população idosa crescente no Brasil e os principais desafios para um envelhecimento saudável. Essa realidade está resultando em transformações nos cuidados da pessoa idosa, bem como em implicações na articulação de Políticas Públicas. Utilizou-se a abordagem qualitativa e descritiva, por meio da revisão de Literatura e documental. Percebeu-se que a reflexão teórica é expressiva, mas, efetivamente, poucas iniciativas estão sendo realizadas na estruturação de alternativas para um envelhecimento saudável. Refletir o envelhecimento populacional e concretizar estruturas capazes de atender às especificidades dessa população será uma das tarefas mais árduas a ser enfrentada pela sociedade e um dos seus maiores desafios nos próximos anos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernanda Gonçalves De Souza 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e atual, pois as políticas públicas de saúde precisam atender todas as faixas etárias possibilitando os cuidados preconizados e a saúde para todos como preconizado na constituição.

Foto do Usuário Ana Honorato 09-02-2021 09:50:35

A expectativa de vida da população aumentou e portanto se faz necessária a implementação de políticas públicas inclusivas para garantir qualidade de vida aos idosos.

Foto do Usuário Denis Dos Santos Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante e trabalho bem estruturado. Parabéns!

Foto do Usuário Erisvan Vieira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Tema de grande importância a ser discutida nos dias atuais em que há um grande transição sociodemográfica no país. Sugiro incluir o objetivo do estudo ao final da introdução e utilizar mais conectores entre parágrafos e aprimorar a metodologia com intuito de deixá-la mais clara e concisa possível, a exemplo, incluir os descritores, período de realização, bases de buscas e etc.

Foto do Usuário Larissa Alves Leandro 09-02-2021 09:50:35

Foi abordado que para idosos com poucos recursos, o período da velhice pode ser bastante difícil. Como os profissionais de saúde atuariam de forma a minimizar problemas e desafios enfrentados por esses idosos?

Foto do Usuário Manuela Bastos Alves 09-02-2021 09:50:35

O tema é atual e relevante visto que o envelhecimento se configura como um grande problema de saúde pública por no Brasil se apresentar de forma progressiva e acelerada. O artigo traz a relação entre a população idosa crescente no Brasil e os principais desafios para um envelhecimento saudável. O artigo encontra-se bem escrito, claro e os resultados atendem ao objetivo proposto.

Foto do Usuário Beatriz Machado Soares 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela temática clara e coesa. Diante do atual contexto não somente do Brasil, mas do mundo na perspectiva virtualizada, os idosos enfrentam outros desafios para lidar e/ou manter os vínculos afetivos já formados anteriormente. Diante disso uma possível sugestão a título de complementar a temática é pensar em tais meios como ferramentas que poderão contribuir para o bom desenvolvimento do processos de saúde e bem-estar, tendo por finalidade esclarecer ainda mais quais são esse novos desafios e o que poderá ser feito com eles.

Foto do Usuário Lucile Tiemi Abe-matsumoto 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e relevante levando-se em consideração o aumento da expectativa de vida da população. O texto está bem estruturado e as discussões apresentadas de forma coerente.

Foto do Usuário Danielle Teles Da Cruz 09-02-2021 09:50:35

Os autores explicam o envelhecimento populacional a partir do processo de transição demográfica, mas sem fazer uma análise da associação desse com o processo de transição demográfica. Assim sendo, quais seriam as implicações no contexto brasileiro do processo de transição epidemiológica? Os autores ao longo do manuscrito, apresentam a conepção de que o aumento da população idosa levará ao aumento dos gastos e das necessidades em saúde. Contudo, o último relatório da OMS sobre Envelhecimento e saúde afirma que essa inferência não pode ser feita de forma direta e consensual entre os diferentes países. Como explicar essa contradição tomando como base o caso brasileiro?

Foto do Usuário Joana Degasperi Diniz 09-02-2021 09:50:35

Tema de grande importância devido ao fenômeno atual de longevidade e envelhecimento populacional no Brasil e no mundo. Bela abordagem e desenvolvimento.

Foto do Usuário Pedro Damasceno Souza 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui um tema bastante atual e de grande importância social para discussão. Os autores foram claros e coesos no trabalho, apresentando resultados pertinentes ao objetivo proposto.

Muito bem estruturadas as ideias e compreensíveis. Acho muito pertinente debater esse tema, no interior das políticas públicas. Fiz outra avaliação nessa linha, e também sinto carência de produções acadêmicas na área. Parabenizo os autores pela explanação e dedicação.

Foto do Usuário Rosana Maria De Lima 09-02-2021 09:50:35

O envelhecimento tem sido foco de muitas discussões no âmbito da sociedade e do Estado devido ao aumento significativo do contingente da população idosa. Neste sentido, o trabalho é bastante relevante e evidencia-se o papel fundamental do Estado na implementação de leis, bem como políticas sociais e programas que visem a garantia da qualidade de vida na velhice.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.