Análise do desenvolvimento econômico dos municípios do Litoral Norte Paulista, com base no Produto Interno Bruto e no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 214


Certificado de publicação:
Certificado de Juliana Bárbara Moraes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juliana Bárbara Moraes , Mônica Franchi Carniello , Marilsa De Sá Rodrigues

ABSTRACT
Este artigo teve como objetivo geral relacionar a variação do Produto Interno Bruto - PIB dos municípios do Litoral Norte Paulista - LNP com o seus Índices Firjan de Desenvolvimento Municipal- IFDM ao longo de cinco anos. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e abordagem descritiva, sendo realizada uma revisão bibliográfica e análise documental. Procurou-se responder ao problema de pesquisa que buscou verificar como se apresentava a relação entre o desenvolvimento econômico dos municípios do LNP, entre 2012 a 2016, mensurado pelo PIB e o IFDM. Notou-se que, de uma forma geral, os dois indicadores não estavam totalmente sintonizados em termos de tendência ao longo do tempo, ressaltando a importância da associação de instrumentos de avaliação que possibilitem, além da análise econômica em termos quantitativos,  uma verificação, em profundidade, da realidade de um município, de maneira a contribuir para a adoção de políticas específicas e, consequentemente,  criando novas oportunidades de promover o desenvolvimento econômico regional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Roberto Costa Moraes 09-02-2021 09:50:35

Artigo apresentou temática atualizada , com a utilização de metodologia coerente com os propósitos do trabalho. Revisão da literatura atualizada. Resultados foram satisfatórios. Quais foram as propostas de pesquisas futuras ? A presente pesquisa contribuiu para o seu crescimento profissional ?

Foto do Usuário Rodrigo Miguel Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui excelente estrutura metodológica que permitiu traçar a correlação das variáveis em estudo

A autora evidencia a importância da associação de instrumentos de avaliação. Traz um relevante estudo dos municípios do Litoral Norte Paulita, ressaltando que a análise econômica, deve ser incorporada a indicadores mais abrangentes. A avaliação de índices associados a diversas áreas, pode fornecer dados que contribuam mais eficazmente para o desenvolvimento. A autora comenta de estudos futuros e complementares, quais seriam as áreas propostas?

Foto do Usuário James Cleiton De Oliveira Sá 09-02-2021 09:50:35

Estudo bem estruturado, atual e muito pertinente. Os resultados são apresentados de forma muito específica e didática, o que facilita muito na compreensão e análise dos mesmos. A conclusão é coerente e o estudo abre um leque para a academia em termos de realização de novas pesquisas sobre a temática. Em sua pesquisa você considera algum questionário que pode ser tomado como referência para futuras pesquisas?

Foto do Usuário Dejair Dutra De Souza 09-02-2021 09:50:35

Tema bastante atual e necessário para a discussão sobre o Desenvolvimento Regional, uma vez que observa as relações existentes entre os principais indicadores de desenvolvimento. A partir do debate proposto, os indicadores utilizados são eficazes para a apuração do desenvolvimento das regiões, ou necessitam de ajustes para melhor compreensão?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.