Avaliação postural ortostática e funcional em mulheres mastectomizadas em tratamento fisioterapêutico: Estudo de Caso

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 252


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leonardo Contato Balieiro , Ana Paula Nassif Tondato Da Trindade , Giselle Cunha Machado , Suelen Lidiane Da Silva

ABSTRACT
Câncer de mama é o crescimento desordenado e anormal das células da mama, acometendo os tecidos e órgãos. Em mulheres mastectomizadas a postura corporal pode ser afetada. De uma forma geral, a postura é considerada como um termo de atitude, disposição, posição do corpo de um todo para que possa executar uma atividade específica. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a postura e funcionalidade dos membros superiores após cirurgia de mastectomia. Trata-se de um estudo quali-quantitativo descritivo transversal, realizado através de uma avaliação clínica levantadas as características físicas, tipo de tratamento adotado e cirurgia realizada, antecedentes pessoais e hábitos de vida da paciente, aplicação do questionário DASH para avaliar a funcionalidade de membros superiores e uma avaliação postural para avaliar assimetria corporal. Foram selecionadas 6 participantes mastectomizadas em tratamento fisioterapêutico na Fundação de Amparo a Mulher Araxaense. Obtivemos o tempo médio de diagnóstico 6,7±4,41 anos com 26,5±13,22 sessões de radioterapia e 10,7±3,27 de quimioterapia, e a cirurgia mais comum de quadrantectomia. No questionário Dash, a média geral foi de 68,83±15,7. Concluímos que as mulheres que participaram deste estudo apresentam alteração na funcionalidade dos membros superiores, porém não foi possível verificar a existência de relação entre as alterações posturais e a funcionalidade.
Palavras- chave: Mastectomia, Câncer de Mama, Postura

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fellicia Ferreira Da Mota 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastante relevante ao que diz respeito sobre a atuação do fisioterapeuta junto às pacientes mastectomizadas que apresentam alterações posturais, articulares e emocionais em decorrência da retirada da mama.

Foto do Usuário Janilson Noca Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Acredito que este trabalho acrescentará conhecimento sobre o assunto apresentado,uma vez que traz luz para um tema tão importante.

Foto do Usuário Berliete Bolzani 09-02-2021 09:50:35

Os autores são fisioterapeutas, por serem de uma área pratica , poderiam ter explorado melhor os resultados da pesquisa.

Excelente artigo, com informações muito relevantes.

Foto do Usuário Natalia Quevedo Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho, só as referências que não estão de acordo com uma norma só.

Foto do Usuário Kelly Christina De Faria 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho; apresenta uma temática relevante, com objetivo claro e metodologia pertinente, resultados apresentados de forma coerente e discussão corroborativa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.