artigos
Convibra Conference - BIOMOLÉCULAS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA DE ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
BIOMOLÉCULAS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA DE ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 16


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Priscila Franco Binatto , Paula Fernandes Santos , Yure Wagemann Valadares Magalhães , Auriane Nogueira Da Cruz

ABSTRACT
A promoção da educação alimentar no público adolescente tem grande importância devido às necessidades nutricionais, hábitos inadequados e reflexos para saúde e desenvolvimento dos integrantes desse grupo. Considerando esse fato, esse trabalho teve como objetivo analisar uma proposta de ensino remoto que aliou o ensino de biomoléculas e alimentação saudável utilizando, como ferramentas digitais da comunicação e informação, um blog em conjunto com um grupo de Whatsapp. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida de maio a julho de 2020, com os 68 alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados em Informática, Meio Ambiente e Agropecuária do IFNMG campus Arinos, que participam do projeto de ensino analisado. Os principais resultados indicam algumas limitações da proposta como: a subutilização dos materiais disponibilizados no blog, a baixa adesão da maior parte dos alunos nas discussões realizadas e nos plantões oferecidos. Porém, a proposta obteve êxito ao considerar  as potencialidades identificadas como: a apresentação contextualizada de conceitos, o uso de questões investigativas, a abordagem crítica de aspectos científicos relacionados às suas implicações sociais, bem como contribuições para ensino-aprendizagem, motivação e mudanças de hábitos alimentares observadas entre os participantes ativos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luciano Decourt 09-02-2021 12:50:35

teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste teste

Foto do Usuário Marilia Girao De Oliveira Machado 09-02-2021 12:50:35

O presente estudo apresentou rigor metodológico em todos os tópicos (tema, texto, objetivo, revisão de literatura, método, resultados e discussões e contribuição). O objetivo do estudo foi contemplado de forma didática. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Vanessa Augusta Souza Braga 09-02-2021 12:50:35

Artigo relevante e atual, especialmente por proporcionar o compartilhamento uma estratégia interativa com utilização de recursos digitais, tão necessários no momento. Além disso, aborda uma temática (alimentação e nutrição) indispensável para a promoção da saúde do público alvo da intervenção.

A temática de ensino remoto na era Covid deve ser realmente discutido e o texto deixa claro as fragilidades deste momento na educação.

Foto do Usuário Fábio Magnezi Delphino 09-02-2021 12:50:35

Tema bem atual e relevante, a educação é a base para uma efetiva mudança, tema que precisa realmente ser discutido, parabéns aos autores

Foto do Usuário Vanessa Alvarenga Pegoraro 09-02-2021 12:50:35

Trabalho relevante e com rigor metodológico.Foi alcançado o objetivo proposto e muito bem discutido.

Foto do Usuário Angelica Ilher 09-02-2021 12:50:35

Tema muito pertinente, a possibilidade de uso educativo para as tecnologias que, ao mesmo tempo, servem de ferramenta para tanta desinformação. Detalhe de ABNT (e contextualização da instituição): ''Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG'', foi utilizada apenas a sigla no trabalho. Resultados e discussão bem elaborados.

Parabéns, acredito que iniciativas como essa são muito bem vindas para a promoção da saúde e o combate das doenças crônicas não transmissíveis. Ao final dessa experiência, qual o legado que fica os autores? Ao retornar as aulas de forma presencial, vocês continuariam com essa estratégia de aprendizado?