artigos
Convibra Conference - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Ensino Superior: um estudo com os estudantes do curso de Administração
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Ensino Superior: um estudo com os estudantes do curso de Administração

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 20


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Geraldino Carneiro De Araújo , Lara Barboza Canezin

ABSTRACT
A Agenda 2030 é um plano de ação global, que possui 17 objetivos e 169 metas, com objetivo de promover de forma integrada e indivisível, difundidos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A teoria retrata uma breve contextualização sobre a Agenda 2030 ou Pós-2015 e os objetivos proposto pela ONU. A metodologia baseou-se numa pesquisa qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados um roteiro de questões direcionado aos alunos e em seguida para o tratamento da pesquisa utilizou-se a análise de conteúdo. A realização deste trabalho se deu no ambiente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Paranaíba (UFMS/CPAR), com os acadêmicos do curso de Administração e da Pós Graduação/MBA Gestão Estratégica de Organizações. Os resultados da pesquisa indicam pouco conhecimento sobre a Agenda 2030, mas percebe-se que todos são conscientes da necessidade de divulgação e de disseminação dos ODS no ambiente das instituições, já que os objetivos das organizações e de futuro gestores devem estar atrelados com os objetivos globais (econômico, social e ambiental).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Valtuir Soares Filho 09-02-2021 12:50:35

O trabalho conduz a boas discussões sobre a necessidade de disseminação e de divulgação dos ODS, Sugere-se que os dados coletados nas entrevistas sejam apresentados em clusters, nuvens de palavras ou categorizados para melhor visualização dos resultados.

Foto do Usuário Andrei Giovani Maia 09-02-2021 12:50:35

Artigo atende de forma satisfatória o que foi proposto no objetivo. Há convergência parcial entre o propósito destacado no ambiente de pesquisa com o que se propôs como objetivo do artigo. Isso comprometeu a relevância do estudo que sugere maior amplitude de aplicação da pesquisa. Na abordagem teórica, sugere-se uma revisão mais profunda que vá além das definições propostas pela ONU. Sugere-se também uma revisão gramatical para eliminar termos repetitivos (redundantes) em algumas frases.

Foto do Usuário Jessie Coutinho De Souza Tavares 09-02-2021 12:50:35

As ideias expostas no resumo devem ser mais organizadas; o artigo científico submetido a evento é um produto que demanda maturidade na pesquisa, o que implica em evitar problemas de pesquisa cujas respostas possam ser sim ou não. Uma forma de questionamento mais apropriada e capaz de enriquecer o trabalho poderia ser: como o ensino superior apresenta e discute os ODS? Sugiro também uma revisão textual do trabalho pois os erros ao longo do texto dificultaram alguns pontos da leitura.