artigos
Convibra Conference - ATENÇÃO EM SAÚDE DA POPULAÇÃO SURDA E A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO SURDO QUE ACESSA OS SERVIÇOS DE SAÚDE: Uma revisão integrativa
ATENÇÃO EM SAÚDE DA POPULAÇÃO SURDA E A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO SURDO QUE ACESSA OS SERVIÇOS DE SAÚDE: Uma revisão integrativa

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Políticas Públicas de Saúde

Acessos neste artigo: 27


Certificado de publicação:
Certificado de Xenia Maria Tamborena Barros

Certificado de participação:
Certificado de Xenia Maria Tamborena Barros

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiz Fernando Calage Alvarenga , Xenia Maria Tamborena Barros

ABSTRACT
A “saúde é direito de todos e dever do Estado” conforme preconiza a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 196. Com base preceito o objetivo deste estudo é investigar como se dá a atenção em saúde da população Surda na Rede de Atenção à Saúde. Trata-se de um estudo de revisão de literatura integrativa de abordagem qualitativa, considerando estudos publicados entre os anos de 2000 a 2017, utilizando combinações e descritores controlados. As bases de dados virtuais pesquisadas foram às integradas à BVS - Biblioteca Virtual em Saúde. Foram analisados títulos, resumos, textos na íntegra, e aplicado instrumento de avaliação da qualidade metodológica. A amostra final constituiu-se de 21 artigos. Os estudos selecionados possibilitaram a composição de três categorias de análise para responder aos objetivos: “Dificuldades de acesso da população Surda à Rede de Atenção à Saúde”; “Formação dos profissionais da saúde para aplicação da LIBRAS”; e a “Percepção dos usuários Surdos que acessam os serviços de saúde. Sendo que nesta reflexão, será evidenciada a dimensão que se relaciona a percepção do usuário Surdo que acessam os serviços de saúde.  Na maioria dos estudos, a barreira comunicativa entre o paciente Surdo e o profissional da saúde foi identificada como principal obstáculo para acesso à Rede de Atenção à Saúde, demonstrando a importância desses profissionais conhecerem a Língua de Sinais Brasileira – LIBRAS. Usuários Surdos comentaram sobre a falta de informação relacionada à assistência prestada e às medicações utilizadas, o que referem impactar na adesão de seu tratamento de saúde e traz preocupação com possíveis erros diagnósticos. Evidencia-se a necessidade de ampliação da discussão sobre saúde com a Comunidade Surda visando a identificação de estratégias de cuidado a serem implementadas no campo da saúde que tenham sintonia com a Cultura Surda e ampliem as possibilidades de acesso e cuidado. 
Palavras chave: surdez, acesso aos serviços de saúde, barreiras de comunicação, capacitação de recursos humanos em saúde, serviços de saúde, saúde pública.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jaciara Tiago Antunes Alvarenga 09-02-2021 12:50:35

Trabalho maravilhoso, muito adequado para a atualidade.

Foto do Usuário Daniel Sossai Altoé 09-02-2021 12:50:35

O artigo apresenta um tema atual e de grande importância na área médica. Com o decorrer do texto, é possível compreender quais são os principais desafios do usuário surdo no acesso ao serviço de saúde e fica claro a importância de os médicos se engajarem a aprender LIBRAS para se comunicarem de forma adequada ou, pelo menos, se esforçarem para tornar a comunicação com o paciente mais clara e compreensiva. O artigo usou uma ampla rede e selecionou artigos que são considerados confiáveis e verídicos na área. No geral, o texto oferece uma contribuição intelectual aos seus leitores.

Foto do Usuário Hosana Oliveira De Castro 09-02-2021 12:50:35

O artigo foi muito bem escrito e o tema é muito relevante. PONTOS POSITIVOS: é muito interessante a forma como vocês colocaram as falas dos participantes, isso faz o leitor entender o caminho que foi trilhado para chegar naquela conclusão. Muito bom! PONTOS QUE PODEM SER APRIMORADOS: Na descrição do método, é interessante colocar o número de participantes envolvidos na pesquisa. O tema talvez não seja muito abordado, por isso, as referencias são mais antigas (alguns artigos utilizados forma publicados há mais de 20 anos). Entretanto, caso tenha literaturas mais recentes, procurem manter os estudos o mais atuais possíveis. No mais, o resumo é muito interessante, parabéns!

Foto do Usuário Marcia Schott 09-02-2021 12:50:35

Muito bom o trabalho de revisão realizado. O tema é essencial para o avanço da atenção à saúde da pessoa com deficiência no Brasil e esse estudo mostra o quanto precisamos avançar. A metodologia está bem descrita permitindo a reprodução da investigação realizada.

Prezados autores, excelente a escolha do tema e com uma busca de dados adequada para um resumo expandido, apenas verifiquei alguns erros na formatação das citações e das referências. Abraço!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.