artigos
Convibra Conference - DISTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE LITERACIA DIGITAL EM SAÚDE NO MUNDO
DISTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE LITERACIA DIGITAL EM SAÚDE NO MUNDO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Acessos neste artigo: 76


Certificado de publicação:
Certificado de jenifer fernanda sanches amador

Certificado de participação:
Certificado de jenifer fernanda sanches amador

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bianca Maria De Almeida Malacrida , Jenifer Fernanda Sanches Amador , Mirian Ueda Yamaguchi , Ana Flavia Sela , Leonardo Pestillo De Oliveira

ABSTRACT
A literacia digital em saúde é definida como a habilidade do indivíduo buscar informações, encontrar, interpretar e utilizar essas informações para solucionar um problema em saúde, por meio da pesquisa on-line. O presente trabalho trata-se de estudo cienciométrico sobre os instrumentos que avaliam os níveis de literacia digital em saúde, objetivando identificar a distribuição geográfica desses estudos no mundo. A pesquisa consistiu de busca de artigos científicos na base de dados United States National Library of Medicine (PubMed), acessada pelo site http://www.ncbi.nlm.nhi.gov/pubmed. A pesquisa foi realizada utilizando os descritores “ehealth literacy”, “e-health literacy” e “digital heath literacy”. Os resultados apontaram que o instrumento eHEALS foi utilizado em 244 estudos. A maior concentração de publicações foi nas Américas, Europa Ocidental, Ásia e Oceania, sendo os Estados Unidos o país que mais se destacou no número de publicações científicas. Conclui-se que os países que historicamente detém maior desenvolvimento tecnológico dedicaram-se mais às pesquisas relacionadas a literacia digital em saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mayara Alves De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Quais ações podem ser realizadas para acelerar o processo de adesão deste recurso no Brasil ?

Foto do Usuário Ricardo Coutinho Mello 09-02-2021 09:50:35

O texto apresentado aborda temática de relevância social e atende ao escopo do evento. Há uma articulação bem estabelecida dos dados obtidos com o referencial consultado, que se mostra ser contemporâneo. Assim sendo, recomenda-se a aprovação do material submetido

Foto do Usuário Rejane Antonello Griboski 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e no atual momento que estamos vivenciando de pandemia, o presente trabalho trouxe uma nova abordagem. Pena que o Brasil ainda está com baixos números de estudos referentes ao tema e ainda muito atrás da tecnologia digital. É preciso um estimulo e incentivo governamental para a inclusão de todos os envolvidos. Parabéns!!

Foto do Usuário Isadora Oliveira Gondim 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, com contribuições importantes para o cenário atual.

Foto do Usuário Luana Araújo Floriano 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem escrito e com alta relevância social. Parabéns! Nota-se que a literacia digital em saúde pode contribuir bastante (como já faz em muitos países), caso utilizada corretamente. Como questionamento, deixo a seguinte pergunta: Por que o Brasil, apesar de apresentar 80% de pessoas com acesso à internet (de acordo com os dados do IBGE em 2018) ainda não é considerado um país apto para utilizar do recurso de literacia digital em saúde? Como sugestão: que vocês continuem pesquisando e compartilhando mais estudos sobre essa temática tão necessária.

Foto do Usuário Laíse Luemmy De Lima Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Sugestão: Relacionar o estudo com sua relevância no atual contexto?

Foto do Usuário Thayanne Branches Pereira 09-02-2021 09:50:35

Os autores consideram que os objetivos foram alcançados? Qual a importância da temática para a comunidade científica e sociedade me geral?

Foto do Usuário Ana Valéria Machado Mendonça 09-02-2021 09:50:35

O artigo encontra-se bem estruturado e sua relevância aponta para o uso das tecnologias em saúde, bem como a competência para o uso da informação por parte da sociedade dos países investigados a partir da base de dados pesquisada. Que outros apontamentos poderiam ser digeridos pelos autores no que tange a baixa produção tecnológica encontrada no Brasil?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.