O processo de gerenciamento dos recursos materiais para manutenção do cateter venoso central

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Acessos neste artigo: 308


Certificado de participação:
Certificado de Sirleide Corrêa Rangel

Certificado de publicação:
Certificado de Bruna De Castro Ornellas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Camila Ribeiro Araujo , Sirleide Corrêa Rangel , Bruna De Castro Ornellas , Poliana Novais Mendes , Beatriz Francisco Farah , Nádia Fontoura Sanhudo

ABSTRACT
Objetivo: conhecer a atuação da equipe de enfermagem no processo de gerenciamento dos recursos materiais (GRM) para manutenção do cateter venoso central (CVC). Método: trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado no setor de transplante de células tronco hematopoiéticas (TMO) de um hospital da rede privada de Juiz de Fora/MG, no ano de 2019. Participaram do estudo, técnicos de enfermagem e enfermeiros do referido setor.  A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas ocorreram após assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Para análise dos dados utilizou-se a técnica análise temática pelo referencial de Minayo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFJF, sob o Parecer nº 3.185.620. Resultados: foi possível identificar as ações da equipe de enfermagem no processo de GRM na instituição. Os materiais são requisitados pela enfermagem de acordo com as prescrições médicas e procedimentos programados, através de um sistema informatizado (SI), o que facilita a logística da farmácia responsável pela separação e distribuição. Os enfermeiros não participam diretamente do processo de compra dos materiais, apenas de forma indireta emitindo feedbacks sobre a qualidade dos produtos. Não existe armazenamento de materiais no setor, o estoque é centralizado, garantindo maior controle sobre o que é consumido na assistência ao paciente. Avarias na integridade dos materiais são notificadas como evento adverso à central de compras. Os materiais não utilizados no paciente são devolvidos através do sistema evitando cobrança indevida na conta do mesmo.
Conclusão: O SI é uma ferramenta tecnológica importante que facilita a logística dos setores no processo de GRM. A disponibilidade dos recursos materiais para a manutenção do CVC na instituição foi considerada adequada. Como dificuldades foram apontadas: a não participação dos enfermeiros de forma ativa no processo de compra dos materiais e o inconveniente gerado quando falta algum material necessário com urgência, exigindo deslocamento de algum profissional da equipe até o setor de farmácia. Outras pesquisas são necessárias a fim de conhecer a realidade de outras instituições públicas e privadas sobre o GRM realizado pela enfermagem, para consolidar o conhecimento da atuação da enfermagem neste processo em diferentes cenários.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rita De Cassia Nugem 09-02-2021 09:50:35

Muito bem elaborado e escrito! Gostei da figura, poderia ser melhor na discussão, mas em geral muito bom. Parabéns ao time!

Foto do Usuário Graziela Aparecida Mendieta 09-02-2021 09:50:35

Quais as critérios dos feedbacks que classificam como bons para utilização?

Foto do Usuário Darla Tormen 09-02-2021 09:50:35

Trabalho excelente, muito bem elaborado, figura ilustrativa de fácil entendimento e muito relevante para o nosso cotidiano. Parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.