AUTOAVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA LIDERANÇA EM ENFERMEIROS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Pessoas em Saúde

Acessos neste artigo: 213


Certificado de publicação:
Certificado de Teresa Celia De Mattos Moraes Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Teresa Celia De Mattos Moraes Dos Santos , Luiz Augusto Ferreira Carvalho , Ana Paula Costa , Isabel Cristina Kowal Olm Cunha , Maria Angela Petrini , Carmen Sílvia Campos Almeida Vieira

ABSTRACT
Introdução: A liderança é uma imprescindível competência dos trabalhadores. Na área da saúde, principalmente na Enfermagem, é necessária para assegurar que a equipe desenvolva as atividades com objetivos comuns, alta motivação e bons resultados de qualidade na assistência. Objetivos: Caracterizar a autoavaliação de enfermeiros na competência liderança e relacionar o perfil sociodemográfico dos respondentes com seu perfil de liderança. Método: Pesquisa documental, descritiva e quantitativa. Trata-se de um recorte do Projeto de Pesquisa: “Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Entrega para uma gestão de qualidade: as competências de enfermeiros gerentes de Serviços de Saúde” com auxílio do CNPq (Bolsa Produtividade/Processo No. 307880/2010-9). Os resultados são de 119 enfermeiros entrevistados na cidade de São Paulo. Utilizou-se um instrumento validado que abrangeu 25 competências. Resultados: Predominou-se 88,23% o sexo feminino; 41,17% entre 31 a 40 anos; 34,45% de um a cinco anos tem experiência em gestão. Dos entrevistados, 113 possuíam pós-graduação. Os Iniciantes estão entre 24-30 anos de idade, já os Competentes entre 31-40 anos de idade, e os Experts entre 41- 50 anos. Quanto ao tempo em gestão por competência, cinco dos iniciantes estão entre 0-11 meses, 27 dos Competentes entre quatro a seis anos e 13 dos Experts acima de 10 anos. Todos os Experts em liderança possuem alguma modalidade de pós-graduação (Lato sensu e\ou Stricto sensu). Conclusão: Esta pesquisa demonstra que a maturidade e o tempo de experiência em gestão podem ser determinantes para o domínio de uma liderança mais efetiva.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amanda Gleice Fernandes Carvalho 09-02-2021 09:50:35

Tematica relevante e traz a abordagem da participação dos Enfermeiros na Sobragen, o que incentiva os profissionais a buscarem crescimento em relação a Liderança.

Foto do Usuário Catharina Luiza Issa Gaspar 09-02-2021 09:50:35

Artigo excelente!! As competências em geral devem ser mais trabalhadas com os enfermeiros e a liderança a principal, pois o enfermeiro é um lider!!

Foto do Usuário Darla Tormen 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo, visão legal de como a experiência é um influenciador no processo de liderança.

Foto do Usuário Rafaela Cristina Moreira 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho! Temática bastante relevante e aborda a participação dos profissionais de enfermagem, podendo incentivar vários enfermeiros a atuarem como líderes nas demais instituições de saúde.

Foto do Usuário Gilvanise N Melo 09-02-2021 09:50:35

Artigo com tema relvante e a comissão deve publicar.

Muito boa a abordagem da liderança. Parabéns aos autores!

Foto do Usuário Francisca Lopes De Souza 09-02-2021 09:50:35

Artigo apresenta resultados ainda preliminares, o que impossibilita de avaliar a contribuição da pesquisa para a discussão de liderança e enfermagem.

Foto do Usuário Maria Emília Barbosa De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho abordou com clareza o tema de suma importância para nós, enfermeiros. De maneira objetiva e clara!

Foto do Usuário Lucia M. Beccaria 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é importante para a enfermagem em relação à Competência Liderança, considerado conteúdo difícil de ser aplicado à pratica profissional, pois exige vivência e utilização de estratégias para enfrentamento de conflitos e busca de bons resultados por meio da influência do líder. Porém, as referências são antigas, precisam ser atualizadas para possível publicação. Também no método sugiro detalhamento e explicações que se encontram na parte de resultados. Quanto a estatística , que foi somente descritiva, sugiro correlação das variáveis estudadas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.