Clima Ético Organizacional: a Percepção dos servidores e terceirizados de uma Instituição Pública Federal

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 265


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tatiana Becker Ventura , Luciana Flores Battistella , Patrick Flores Soares

ABSTRACT
O objetivo deste estudo foi verificar a percepção do clima ético entre servidores e terceirizados de uma instituição pública federal. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa e aplicado um questionário a 135 pessoas. Utilizou-se como instrumento o Índice de Clima Ético, proposto por Arnaud (2010), abrangendo as dimensões: Sensibilidade Moral Coletiva, Julgamento Moral Coletivo, Motivação Moral Coletiva e Caráter Moral Coletivo. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, que permitiram identificar as médias e os desvios–padrões de cada variável, conforme as dimensões citadas. Os resultados obtidos a partir dos dados estatísticos forneceram subsídios para análise das médias propostas pelas dimensões de Arnaud (2010), que permitiu identificar o clima ético na Universidade Federal de Santa Maria como tendente positivo na percepção dos respondentes. Esta concepção da análise sustenta-se na compreensão de que a média geral (3,05) atribuída às dimensões indica uma tendência positiva do clima.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Lúcia Neves De Moura 09-02-2021 09:50:35

O tema é atual e muito relevante, contudo faltou situar a temática no setor público e no Brasil. Temos autores e órgãos públicos de controle que tratam dessa temática e que poderiam ter sido apresentados no estudo. Senti falta de um maior detalhamento do método, principalmente em relação a como foi aplicado o questionáro, bem como de uma descrição da instituição, a exemplo do quantitativo do quadro de pessoal (até para sabermos a representatividade da amostra). Por fim, uma questão: houve diferença na percepção entre os servidores e os terceirizados?

Foto do Usuário Luis Moretto Neto 09-02-2021 09:50:35

O estudo apresenta objetivo claro, situa o leitor no universo pesquisado, delimita o elemento estruturante para coleta de dados e apresenta as dimensões trabalhadas, em convergência com os propósitos iniciais do texto.O trabalho apresenta linguagem adequada e coerente com o Estado da Arte Parabéns aos autores. Luís Moretto Neto - Professor Visitante da UFSM.

Foto do Usuário Ana Luiza Martins 09-02-2021 09:50:35

Não segue o template disponível no site Convibra..

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.