PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA VIVÊNCIA DE DILEMAS ÉTICOS NO CUIDADO A PESSOA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 225


Certificado de participação:
Certificado de Maryana Carneiro De Queiroz Ferreira

Certificado de publicação:
Certificado de Maryana Carneiro De Queiroz Ferreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maryana Carneiro De Queiroz Ferreira , Marluce Alves Nunes Oliveira , Thamara Arianny Ventin Amorim Oliveira De Assis , Elaine Guedes Fontoura , Manuela Bezerra Pina Oliveira , Katia Santana Freitas , Íris Cristy Da Silva E Silva , Lorraine Alves De Souza Santos

ABSTRACT
INTRODUÇÃO: A doença oncológica é considerada problema de saúde pública, por possuir elevado índice de mortalidade, e que requer dos profissionais de saúde um cuidado ético e holístico. Diante dessa realidade os profissionais de saúde ficam expostos a vivenciarem dilemas éticos no cuidado a pessoa em tratamento oncológico. O estudo objetiva conhecer os dilemas éticos vivenciados por profissionais de saúde no cuidado à pessoa em tratamento oncológico. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo realizado em instituição filantrópica, em Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, no município de Feira de Santana-BA-Brasil. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana, sob parecer nº 2.277.332. Participaram onze profissionais de saúde que atuam no cuidado a pessoas em tratamento oncológico. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada nos meses de junho a outubro de 2018. Os dados foram analisados em dois momentos: no primeiro a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin, o segundo a Análise do Problema Moral, proposta por Diego Gracia. RESULTADOS: No primeiro momento encontramos duas categorias empíricas: Compreensão dos profissionais de saúde sobre dilemas éticos; Comunicação entre profissionais de saúde, familiares e pessoa com câncer. Os resultados demonstraram que os profissionais de saúde vivenciam os dilemas éticos no cuidado oncológico, e compreendem, em sua maioria, a definição de dilemas éticos. Eles vivenciam os dilemas éticos frente a comunicação entre profissionais de saúde, familiares e pessoa adoecida. O profissional de saúde diante de dilema ético, os profissionais buscam respeitar os princípios e valores éticos, a fim de tomar decisão respeitando a dignidade da pessoa com câncer. No segundo momento de análise, no Nível I, que quanto ao princípio da não maleficência o profissional optou por não reanimar a pessoa com câncer, por considerar que seria um mal maior o prolongamento da vida. Quanto o princípio da justiça, foi observado que pessoa doente foi assistida. No Nível II, o estudo apontou que a autonomia não foi considerada e a beneficência fica dúbio o entendimento, pois para o profissional de saúde foi a melhor opção não reanimar a pessoa, a fim de evitar sofrimento para a mesma e família.  CONCLUSÃO: Concluímos que a compreensão sobre dilemas éticos e a comunicação entre profissionais de saúde, familiares e pessoa em tratamento oncológico se fazem necessários para que dilemas éticos sejam evitados e o cuidado realizado respeitando-se os princípios da ética, moral e bioética.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Tema muito atual e relevante , pois a temática é uma constante na vida do profissional de saúde.

Foto do Usuário Jaciane Ferreira Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Tema de grande relevância, uma vez que o sistema coloca os profissionais em situações que impossibilitam que o trabalho seja executado de maneira correta. Muitos tem que improvisar com matérias que estão disponíveis nas unidades de saúde.

Foto do Usuário Gabriely Miliorini De Miranda 09-02-2021 09:50:35

Importantíssimo o tema abordado, e de forma coerente.

Foto do Usuário Telma Pelaes De Carvalho 09-02-2021 09:50:35

O estudo relevante para profissionais da saúde por tratar de um tema sempre recorrente na área da saúde. Mesmo em profissionais atuante existem terminologia que causam confusão, dessa forma esse estudo se torna pertinente.

Estudo muito relevante pois discute percepção de princípios éticos e acabou sendo demonstrado que alguns profissionais não conseguem perceber claramente estes princípios entre ética e moral.

Foto do Usuário Ana Beatriz Costa Cronemberger 09-02-2021 09:50:35

Tema muito importante, pois retrata como os profissionais vivenciam dilemas éticos na perspectiva oncológica. Temática bem apresentada e discutida no artigo.

Foto do Usuário Angelica Ilher 09-02-2021 09:50:35

Sistematização adequada, metodologia e resultados bem construídos e apresentados. Tema relevante.

Foto do Usuário Lorraine Alves De Souza Santos 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante, ampliando a reflexão e saberes.

Foto do Usuário Lorraine Alves De Souza Santos 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante, ampliando a reflexão e saberes.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.