Condições de trabalho de enfermeiros que atuam nos serviços de saúde mental no âmbito hospitalar

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Acessos neste artigo: 263


Certificado de publicação:
Certificado de MARILIA GIRAO DE OLIVEIRA MACHADO

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Dyego Oliveira Venâncio , Samira Rodrigues Carvalho Aguiar , Marilia Girao De Oliveira Machado , Analayde Lima De Azevedo , Antônia Maria Ferreira De Souza , Raimunda Magalhães Da Silva , Karla Maria Carneiro Rolim

ABSTRACT
Introdução: Com os avanços nas políticas de saúde mental o campo de enfermagem tornou-se mais abrangente, exigindo novos papéis com base nas competências e habilidades de enfermeiros. Todavia, a enfermagem enfrenta desafios organizacionais e gerenciais, sobretudo, em hospitais onde oferecem o cuidado em saúde mental, causando grande impacto nas condições de trabalho desses profissionais. Objetivo: verificar a produção científica sobre as condições de trabalho de enfermeiros em saúde mental no âmbito hospitalar. Metodologia: trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa da literatura. A busca ocorreu no período de janeiro a fevereiro de 2019, nas bases de dados LILACS, Scopus, Medline e Web of Science, utilizando os descritores: saúde mental, enfermagem, enfermagem psiquiátrica e condições de trabalho. Resultados: foram identificados no total 11 artigos. Estudos revelaram que o trabalho de enfermeiros em saúde mental apresenta baixa resolutividade nos serviços, com falta de autonomia profissional, sobrecarga, insegurança, desgastes físicos e psicológicos. Os recursos físicos e humanos mostram-se insuficientes nos hospitais, gerando desgaste no processo de trabalho de enfermeiros. Conclusão: as condições de trabalho em ambientes hospitalares contribuem para o adoecimento de enfermeiros. Percebe-se uma necessidade de ampliação dos esforços para proporcionar mudanças nas práticas no trabalho, com ênfase na valorização da saúde do trabalhador e minimização do impacto que o trabalho pode gerar para esses profissionais.
Palavras-chave: Saúde Mental; Enfermagem; Enfermagem Psiquiátrica; Condições de Trabalho; Gestão de serviços de saúde

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amanda Pontin Sant'ana 09-02-2021 09:50:35

Temática do qual precisa-se falar sobre e que apresenta resultados importantes no atual cenário da saúde mental.

Foto do Usuário Karla Rona Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta relevância para a comunidade científica. Contudo, sugiro apresentar o recorte temporal no objetivo e ampliar a discussão. Ademais, é preciso realizar uma revisão gramatical detalhada e rever a normalização científica segundo normas da ABNT.

Foto do Usuário Saraid Da Costa Figueiredo 09-02-2021 09:50:35

O estudo da saúde mental é de extrema importância, principalmente neste momento de pandemia, em que a saúde mental dos trabalhadores profissionais de saúde se fragilizou ainda mais.

Foto do Usuário Ethiara Vieira De Macedo 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e relevante! Os resultados foram bem apresentados, sugiro investir mais nas conclusões, tenho certeza que poderão contribuir muito sobre o assunto.

Artigo muito bem escrito, com temática relevante para o contexto atual

Foto do Usuário Ana Paula Brandão Souto 09-02-2021 09:50:35

Um tema de extrema relevância, muito bem escrito. Como sugestão indico colocar algumas mudanças que aconteceram decorrentes do trabalho na conclusão.

Foto do Usuário Larissa Liz Silva Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Excelente colocação de tema para os enfermeiros, pois auxilia na manutenção da saúde mental não somente do indivíduo mas de si própio!

Foto do Usuário Suellen Oliveira Silva 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui tema de suma importância, muito relevante no atual cenário. Objetivo claro e resultados bem apresentados.

Tema relevante, bem explorado pelos autores e que merece ser discutido frente a realidade vivenciada pela equipe de enfermagem na atualidade. Ultrapassou a quantidade de páginas para resumo expandido.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.