artigos
Convibra Conference - Condições de trabalho de enfermeiros que atuam nos serviços de saúde mental no âmbito hospitalar
Condições de trabalho de enfermeiros que atuam nos serviços de saúde mental no âmbito hospitalar

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Acessos neste artigo: 104


Certificado de publicação:
Certificado de MARILIA GIRAO DE OLIVEIRA MACHADO

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Dyego Oliveira Venâncio , Samira Rodrigues Carvalho Aguiar , Marilia Girao De Oliveira Machado , Analayde Lima De Azevedo , Antônia Maria Ferreira De Souza , Raimunda Magalhães Da Silva , Karla Maria Carneiro Rolim

ABSTRACT
Introdução: Com os avanços nas políticas de saúde mental o campo de enfermagem tornou-se mais abrangente, exigindo novos papéis com base nas competências e habilidades de enfermeiros. Todavia, a enfermagem enfrenta desafios organizacionais e gerenciais, sobretudo, em hospitais onde oferecem o cuidado em saúde mental, causando grande impacto nas condições de trabalho desses profissionais. Objetivo: verificar a produção científica sobre as condições de trabalho de enfermeiros em saúde mental no âmbito hospitalar. Metodologia: trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa da literatura. A busca ocorreu no período de janeiro a fevereiro de 2019, nas bases de dados LILACS, Scopus, Medline e Web of Science, utilizando os descritores: saúde mental, enfermagem, enfermagem psiquiátrica e condições de trabalho. Resultados: foram identificados no total 11 artigos. Estudos revelaram que o trabalho de enfermeiros em saúde mental apresenta baixa resolutividade nos serviços, com falta de autonomia profissional, sobrecarga, insegurança, desgastes físicos e psicológicos. Os recursos físicos e humanos mostram-se insuficientes nos hospitais, gerando desgaste no processo de trabalho de enfermeiros. Conclusão: as condições de trabalho em ambientes hospitalares contribuem para o adoecimento de enfermeiros. Percebe-se uma necessidade de ampliação dos esforços para proporcionar mudanças nas práticas no trabalho, com ênfase na valorização da saúde do trabalhador e minimização do impacto que o trabalho pode gerar para esses profissionais.
Palavras-chave: Saúde Mental; Enfermagem; Enfermagem Psiquiátrica; Condições de Trabalho; Gestão de serviços de saúde

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amanda Pontin Sant'ana 09-02-2021 09:50:35

Temática do qual precisa-se falar sobre e que apresenta resultados importantes no atual cenário da saúde mental.

Foto do Usuário Karla Rona Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta relevância para a comunidade científica. Contudo, sugiro apresentar o recorte temporal no objetivo e ampliar a discussão. Ademais, é preciso realizar uma revisão gramatical detalhada e rever a normalização científica segundo normas da ABNT.

Foto do Usuário Saraid Da Costa Figueiredo 09-02-2021 09:50:35

O estudo da saúde mental é de extrema importância, principalmente neste momento de pandemia, em que a saúde mental dos trabalhadores profissionais de saúde se fragilizou ainda mais.

Foto do Usuário Ethiara Vieira De Macedo 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e relevante! Os resultados foram bem apresentados, sugiro investir mais nas conclusões, tenho certeza que poderão contribuir muito sobre o assunto.

Artigo muito bem escrito, com temática relevante para o contexto atual

Foto do Usuário Ana Paula Brandão Souto 09-02-2021 09:50:35

Um tema de extrema relevância, muito bem escrito. Como sugestão indico colocar algumas mudanças que aconteceram decorrentes do trabalho na conclusão.

Foto do Usuário Larissa Liz Silva Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Excelente colocação de tema para os enfermeiros, pois auxilia na manutenção da saúde mental não somente do indivíduo mas de si própio!

Foto do Usuário Suellen Oliveira Silva 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui tema de suma importância, muito relevante no atual cenário. Objetivo claro e resultados bem apresentados.

Tema relevante, bem explorado pelos autores e que merece ser discutido frente a realidade vivenciada pela equipe de enfermagem na atualidade. Ultrapassou a quantidade de páginas para resumo expandido.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.