A GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADA AO ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 266


Certificado de publicação:
Certificado de José Carlos Borges

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Carlos Borges , Édis Mafra Lapolli , Juliano Keller Alvez

ABSTRACT
Diante do cenário de pandemia do coronavírus, a gestão do conhecimento desempenha um papel importantíssimo, tanto na coleta de dados para pesquisa quanto no compartilhamento das informações. Baseada nas contribuições da gestão do conhecimento frente ao combate das pandemias ao longo dos anos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a função da gestão do conhecimento na construção, no gerenciamento e no compartilhamento do conhecimento durante a pandemia do vírus Influenza, relacionando com o novo coronavírus. A coletas de dados teve como referência os painéis e boletins epidemiológicos do Brasil e dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Santa Catarina, no período de 17.03.2020 a 16.04.2020. A apresentação dos dados foi realizada por meio de gráficos, os quais evidenciaram, entre outras informações, o valor da gestão de conhecimento aplicada ao enfrentamento da pandemia, a importância das medidas sanitárias e restritivas no combate ao coronavírus e, por fim, o quanto as questões sociais, econômicas, ambientais, climáticas e culturais podem influenciar no controle ou descontrole de uma pandemia. Em uma perspectiva geral, o presente artigo objetiva compreender a gestão do conhecimento e sua aplicação no enfrentamento da pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Grazielle Cristinne Santos Soares 09-02-2021 09:50:35

Aborda um tema atual de extrema relevância e que precisa ser muito discutido.

Foto do Usuário Bruna Maria Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Tema atual, bem escrito e de importante discussão.

Foto do Usuário évelin Lúcia De Barros 09-02-2021 09:50:35

Material teórico e metodológico bem fundamentado, texto e resultados bem estruturados, conforme metodologia proposta.Principalmente considerando que um dos maiores problemas enfrentados pelos serviços e profissionais de saúde no que diz respeito ao enfrentamento da COVID-19 foi a gestão do conhecimento.

Foto do Usuário Ozélia Sousa Santos 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho! Tema relevante. Bem escrito. Metodologia adequada. Ideias expostas de maneira clara.

Foto do Usuário Suderlan Sabino Leandro 09-02-2021 09:50:35

Muito boa a produção do grupo. Na metodologia senti falta de como foi realizada a coleta de dados e a proposta de análise dos dados. O item das considerações finais ficou longo, sugiro retirar as citações e levar para discussão.

Foto do Usuário Ana Caroline Rodrigues Lima 09-02-2021 09:50:35

Pergunta: Por que um título tão geral para um trabalho que abrange prioritariamente Santa Catarina. Sugestão: Trazer um resumo melhor estruturado, senti falta, por exemplo, de uma conclusão.

Foto do Usuário Francisco Boçon Junior 09-02-2021 09:50:35

Artigo de grande relevância no cenário atual. Os autores souberam se expressar por meio de gráficos e tabelas, o que é de grande validade para enriquecer o trabalho. Sem muitos defeitos a acrescentar. Pergunta: qual seria o país/serviço de saúde estatal que mais contribuiu com uma gestão de dados mais eficaz na opinião dos autores?

Foto do Usuário Maria Luiza Farias Fonsêca 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bom, com temática relevante e atual, principalmente, tratando-se de uma doença ainda sem muitas informações concretas. Importante ressaltar quando se fala da importância da comunicação como dito, podendo também abordar a questão das fake news, como está impactando diante do atual cenário.

Foto do Usuário Marcio De Almeida Alexandre 09-02-2021 09:50:35

Com a liberação dos exames de testagem rápida e com o fim do primeiro ciclo de isolamento do estado catarinense, provavelmente os casos infectados crescerão rapidamente, podendo alcançar a estimativa de dez vezes mais casos de infectados até final de maio de 2020.

Foto do Usuário Inara Antunes Vieira Willerding 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho, muito bem estruturado e de grande importância.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.