NECROPOLÍTICA VALE?!: Morte e vida severinas em territórios afetados pela “Minério-Dependência”

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Acessos neste artigo: 208


Certificado de participação:
Certificado de Armindo Dos Santos De Sousa Teodósio

Certificado de publicação:
Certificado de Armindo Dos Santos De Sousa Teodósio

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Frederico Dornellas Martins Quintão , Armindo Dos Santos De Sousa Teodósio

ABSTRACT
As práticas coloniais remetem a exploração da mão de obra nativa e de escravos para o enriquecimento centralizado, por meio da supressão humana e das riquezas ambientais  dos territórios. Essas práticas se perpetuam ao longo da história, servindo de estrutura para os conflitos socioambientais contemporânos. O presente artigo busca apresentar quais são os modos de controle da morte pela mineradora Vale, de acordo com o conceito de Necropolítica do filósofo Achiles Mbembe. Os resultados mostram que desde a época da fundação da empresa e mesmo após os crimes de Mariana e Brumadinho, a mineradora se mantém adotando práticas que colocam em risco a saúde física e psicológica de seus trabalhadores e das comunidades dos territórios nos quais atua. A organização operacionaliza suas ações remetendo ao conceito de máquinas de guerra e desterritorialização, mantendo os atingidos em estado de sítio por meio de sua soberania e reificação das pessoas.  As implicações do artigo resultam na necessidade de identificar e aprofundar quais sãos as atuais técnicas de violação de direitos exercidas contra trabalhadores e moradores de comunidade para que possam lutar pela manutenção de modos de vida e existência, ou seja, possam resistir à necropolítica mineradora.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Georgiana Luna Batinga 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo, bem escrito, com uma temática que apresenta uma discussão relevante, com contribuições evidentes a sociedade e a academia. Os autores estão de parabéns pelo artigo!!! Em termos de melhorias, sugere-se uma revisão ortográfica e de normas, e trazer uma atualização das principais referencias do tema, com trabalhos mais recentes. Na conclusão, sugere-se que os autores aprofundem o texto evidenciando as contribuições e relevância dos achados do artigo.

Foto do Usuário Alexandre Hochmann Béhar 09-02-2021 09:50:35

O artigo é muito pertinente ao atual momento, inclusive na perspectiva do papel que as grandes corporações representam. Contudo, a título de sugestão entendo que seria positivo ampliar o debate teórico na seção referencial, assim como se apresenta necessário melhor detalhamento dos procedimento de construção do corpus e análise para triangulação. Ainda a respeito destes procedimentos, se apresenta positivo especificar os documentos acessados. A meu ver a análise pode ser melhor estruturada, a partir de categorias analíticas, ainda que faça interessante alinhamento com o referencial teórico. O artigo é bem escrito, com linguagem acessível e gramaticalmente adequado. Para publicação futura, é necessário revisar o artigo a partir das regras da ABNT.

Artigo bem elaborado. No texto foi citado que a população atingida elabora técnicas efetivas para combater a necropolítica. Quais são essas técnicas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.