artigos
Convibra Conference - VALIDAÇÃO DE ESCALA SOBRE TOLERÂNCIA AO RISCO NAS ESTRATÉGIAS DE DECISÕES DE INVESTIMENTOS EM ATIVOS REAIS
VALIDAÇÃO DE ESCALA SOBRE TOLERÂNCIA AO RISCO NAS ESTRATÉGIAS DE DECISÕES DE INVESTIMENTOS EM ATIVOS REAIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 68


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Liana Holanda Nepomuceno Nobre , Lucas Davi Fernandes Lopes Paula , Luzia Cecilia De Souza Silva , Fábio Chaves Nobre

ABSTRACT
A pesquisa objetiva validar uma escala para a tolerância ao risco referente a investimentos em ativos reais. Para tanto, utilizou-se a metodologia da Análise Fatorial Exploratória (AFE) sob um instrumento de pesquisa do tipo questionário aplicado à 150 gestores, diretores e empresários que tomam decisões de investimentos em ativos reais referente aos setores de comércio, indústria e serviço. Também foram coletados dados sociodemográficos como as variáveis de: sexo, faixa etária e escolaridade, além de informações o tempo de atuação e o cargo em que ocupam na organização. Os resultados sugerem a formação de dois fatores distintos, sendo o primeiro “conforto e segurança” com o indicador de confiabilidade, alfa de Cronbach em 0,608, sendo este aceitável para pesquisas em ciências sociais aplicadas. O segundo fator chamado de “Compreensão de investimento e noção de risco” apresentou um alfa de Cronbach baixo, indicando baixa confiabilidade no referido.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alexandre Ripamonti 09-02-2021 09:50:35

Excelente pesquisa sobre validação de escala para tema relevante em finanças.

Foto do Usuário Késsia Raquel Matos Garcia 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta um tema relevante. Porém não apresenta alguns questionamentos, como: ''Qual a pergunta de pesquisa?'' ''Qual o método de pesquisa utilizado no estudo?''. Como sugestão aos autores de ampliar o referencial teórico utilizando referências também de autores e estudos mais atuais.

Foto do Usuário George Henrique De Azevedo 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem interessante e bem escrito. Temática atual e relevante. Parabéns!

Foto do Usuário Alex De Souza Avelar 09-02-2021 09:50:35

O artigo usou uma survey para validar uma escala, portanto propor a relação entre a ''tolerância ao Risco'' (variável dependente) e ''conforto e segurança'', ''noção de risco'' e ''compreensão de investimentos'' (variáveis independentes). Neste caso não deveriam utilizar outros instrumentos estatísticos além da AFE?

Foto do Usuário Alexandre Esteves 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito sobre o tema, que é relevante e atual. Sabe-se que as pesquisas em Finanças, que utilizam dados primários (sem ter ''estudantes'' como amostra), exigem esforços adicionais e o a pesquisa tem este mérito também. Sugeriria a expansão de dois conteúdos no artigo: (a) a inclusão de uma literatura de base, mais antiga, sobre risco e sobre investimentos em ativos reais (somente para introdução dos temas na revisão teórica) e (b) comentários finais sobre o quanto aspectos macroeconômicos poderiam estar influenciando os resultados (dependendo do momento da coleta de dados, a confiança geral dos empresários poderia estar mais ou menos alterado). Contudo, eu não trataria este último item, pois isto demandaria uma extensão grande do trabalho: somente faria menções sobre possíveis influências macroeconômicas e/ou ambientais. Parabéns aos autores!

Foto do Usuário Alexandre Franco De Godoi 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e apresenta contribuições. O referencial teórico está bem desenvolvido. Sugiro aos autores explorar mais os resultados obtidos na pesquisa, confrontando com a literatura revisada sobre o assunto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.