Avaliação das informações sobre vacinação em gestantes disponíveis em sites populares

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Acessos neste artigo: 297


Certificado de publicação:
Certificado de Carolina Guedes Pereira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Érica Dumont Pena , Bruna Luiza Soares Pinheiro , Ana Paula Vieira Faria , Thales Philipe Rodrigues Da Silva , Larissa Loures Mendes , Raquel Freire Santos , Carolina Guedes Pereira , Fernanda Penido Matozinhos

ABSTRACT
Introdução: A vacinação durante a gravidez é uma estratégia eficaz e segura para proteção da mãe e feto de determinadas doenças infecciosas imunopreviníveis. A busca de informações por meio da internet tem crescido consideravelmente na população gestante podendo trazer benefícios, entretanto, informações equivocadas disponibilizadas na rede, podem influenciar de forma negativa nas decisões tomadas durante o pré-natal, parto e pós-parto. Este estudo objetivou analisar a confiabilidade sobre as informações sobre a vacinação de gestantes disponíveis em sites populares de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. Método: Estudo descritivo/comparativo, baseado na análise das informações relevantes sobre as vacinas recomendadas, contraindicadas e indicadas em situações especiais durante a gestação, em sites mais populares entre as gestantes. Resultados:  Nenhum dos sites analisados apresentou todas as informações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Foram identificadas informações desatualizadas ou sem data de publicação e ausência de referências que embasaram o conteúdo. Conclusão: O conteúdo sobre imunização de gestantes disponível em sites populares nem sempre baseia-se em evidências científicas, uma vez que foram identificadas lacunas importantes em todos os aspectos analisados neste trabalho. Destaca-se a importância dos profissionais da equipe multidisciplinar, em especial do(a) enfermeiro(a), como mediadores das informações.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Isabelle De Souza Januária 09-02-2021 09:50:35

Otimo tema. De extrema relevância nos dias de hoje,

Foto do Usuário Tamara Lopes Terto 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo os autores pelo excelente trabalho. Conteúdo extremamente atual e importante para a prática dos profissionais de saúde. Fiquei pensando sobre o papel da atenção básica na disseminação de informações e orientação à gestantes durante as consultas de pré-natal.

Foto do Usuário Ana Beatriz Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho! Os resultados apresentados são de grande relevância e interessante.

Foto do Usuário Debora Trigo 09-02-2021 09:50:35

Muito bom artigo, excelente texto com uma leitura ótima.

Foto do Usuário Laís Gabriele Cassemiro 09-02-2021 09:50:35

O fácil acesso à informação pelas mídias sociais e o fato de as gestantes apresentarem dificuldades relacionadas ao recebimento dos imunobiológicos recomendados neste período, fazem com que essas mulheres busquem esclarecimentos na internet, que como já temos consciência, muitas vezes apresentam informações equivocadas. Este fato corrobora sobre a importância da participação dos profissionais de saúde na atenção primária informando e orientando corretamente essas gestantes, a fim de uma realização de pré-natal de excelência. Sendo assim, este artigo possui tema de extrema relevância atualmente. Ótimo trabalho, parabenizo todos os autores envolvidos!

Quais foram os sites? O artigo poderia elencar os sites pesquisados a fim de respaldar a pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.