artigos
Convibra Conference - EVASÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO ALUNO EVADIDO
EVASÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO ALUNO EVADIDO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 22


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fabiula Meneguete Vides Da Silva , Fernanda Caroline Pantoja Souza

ABSTRACT
A evasão apresenta-se como um dos grandes problemas que afligem as Instituições de Ensino Superior (IES), representando uma ruptura no processo de formação de profissionais nas universidades. Em vista disso, muitos estudos vêm sendo realizados, objetivando a identificação de fatores determinantes da evasão. Nessa perspectiva, com o intuito de aprimorar o conhecimento acerca do tema e de propor ações voltadas para a gestão educacional, este estudo busca compreender o processo de evasão de alunos matriculados no curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior do norte do Brasil. Para atingir o objetivo proposto, optou-se pela escolha da abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas, e a técnica utilizada para tratamento dos dados foi análise de conteúdo de Bardin (2016). Após a análise das entrevistas, constatou-se que a evasão está relacionada a fatores sociais, econômicos e familiares. Grande parte da evasão é causada por fatores sociais, internos e fora de alcance das IES. Além disso, a evasão decorre por mudança de cidade, incompatibilidade de horários entre a graduação e outra atividade, dificuldade na conciliação de dois cursos de graduação e pelo descontentamento com o curso e com a profissão. Quanto às ações para conter a evasão, ressalta-se àquelas voltadas ao apoio ao estudante em questões financeiras e a uma maior fiscalização do corpo docente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andréa Alcione De Souza 09-02-2021 12:50:35

O artigo é importante e oportuno e apresenta a análise de um caso. Talvez um aliar à pesquisa qualitativa a um estudo quantitativo sobre a evolução da evasão poderia enriquecer os dados. E a indicação de ''aumentar o controle sobre o corpo docente'' poderia ser melhor explicada, uma vez que se espera o engajamento de ambos, corpo docente e discente no processo de ensino aprendizagem.

Foto do Usuário Roberto Araújo Da Silva 09-02-2021 12:50:35

A evasão é tema pouco ou mal explorado pela área. Nesse sentido a relevância e a atualidade do trabalho são elementos preponderantes para sua participação no evento.

Foto do Usuário Alexandre Hochmann Béhar 09-02-2021 12:50:35

O estudo é bem escrito, organizado e estruturado. O tema é absolutamente relevante, especialmente considerando o cenário atual. Há um interessante e abrangente levantamento teórico e de estudos já realizados sobre o tema. A título de sugestão, penso que retirar o título ''REFERENCIAL TEÓRICO'' tornaria a leitura ainda mais fluida. Na seção metodológica, entendo que há necessidade de melhor detalhamento do procedimento de análise (Análise de Conteúdo). Entendo que a seção de Apresentação e Análise dos resultados precisa de uma revisão. No início da página 9 há uma constatação quanto ao gênero dos alunos evadidos, aspecto não alinhado à uma perspectiva qualitativa. Neste mesmo sentido, fala-se em ''confirmar'' pesquisas de outros autores, algo não alinhado à perspectiva qualitativa. Na mesma linha desta observação indico revisão da escrita do trecho da página 12 que trata do curso de Administração como segunda opção. A seção 4.4 é relevante para o trabalho, contudo há de se considerar que, de um total de 36 pessoas, apenas sete concordaram em participar da pesquisa. Esta diferença me parece relevante e pode indicar as dificuldades vivenciadas por gestores/as educacionais, relacionadas à evasão. Talvez o estudo possa contribuir o aspecto comunicacional. Na seção de Considerações Finais observo a ausência do resgate aos principais referenciais teóricos do estudo. Penso que aumenta a consistência da análise incorporar às considerações do estudo os referenciais que a nortearam.

Foto do Usuário Diane Costa Pereira 09-02-2021 12:50:35

como se trata de um estudo qualitativo permitiu maior aprofundamento com o tema e fácil entendimento do leitor, o artigo é bem escrito e possui método e modelos de investigação claros.

Foto do Usuário Paula Botelho Fagundes 09-02-2021 12:50:35

O artigo está bem estruturado e apresenta tema relevante, parabéns

Foto do Usuário Diego Santos Araújo 09-02-2021 12:50:35

Um assunto muito discutido na atualidade. Muito bom a escolha do tema e o artigo esta dentro do esperado.