Análise Organizacional em Instituições de Ensino: Aplicação de um modelo na Administração Pública

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 234


Certificado de publicação:
Certificado de Luiz Cláudio Ribeiro Machado

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiz Cláudio Ribeiro Machado

ABSTRACT
Este trabalho teve por objetivo realizar uma análise organizacional em uma universidade pública a partir da perspectiva de uma das suas unidades acadêmicas. Nesse sentido, seu desenvolvimento partiu inicialmente das discussões sobre as perspectivas e enfoques da análise organizacional que serviram como base para os modelos de decisão, assim como a preocupação na realização de um trabalho que levasse em consideração as nuances da gestão universitária em instituições públicas. No percurso metodológico foi realizada a seleção dos atores para a pesquisa que envolveu a coleta de dados por meio de entrevista à direção e responsáveis dos setores administrativos. A partir da análise das entrevistas foi realizado um comparativo com o modelo multidimensional reflexivo para verificar a situação da instituição quanto aos indicadores do modelo. Conclui-se que a direção no momento da pesquisa tem assumido uma característica de transição entre uma organização ordenativo-conservadora para uma organização equiparativo-adaptadora a qual permite que as inovações sejam inseridas nas práticas de gestão da unidade acadêmica.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Elizabeth Martens Blasi 09-02-2021 09:50:35

Por se tratar de artigo de cunho teórico, na área da educação, em especial numa universidade pública, senti falta de mais conteúdo específico sobre o tema gestão universitária, a fim de destacar a prática singular de gestão nestas instituições. Sugiro utilizar os artigos do Professor Victor Meyer Júnior que caracteriza as relações e formas de gestão nas organizações de ensino.

Foto do Usuário Patrícia Pereira Peralta 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem estrutura e bem escrito, contendo boa revisão bigliográfica. Poderia ter trazido mais alguns resultados de forma a embasar melhor a conclusão. Todavia, isso não afeta o objetivo, que acaba por ser cumprido devidamente.

Foto do Usuário Flaviano Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Tema bastante relevante e atual com contribuição para a sociedade. O trabalho alcançou o objetivo proposto de forma coerente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.