RETROMARKETING: POTENCIAIS INFLUENCIADORES DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS RETRÔ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 230


Certificado de publicação:
Certificado de Helena Belintani Shigaki

Certificado de participação:
Certificado de Helena Belintani Shigaki

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Helena Belintani Shigaki , Frederico Leocádio Ferreira , Isabella Cardoso Amaral , Cintia Souza Rodrigues , Waleska Floriano Rezende

ABSTRACT
Este artigo tem por objetivos identificar e analisar os fatores influenciadores no comportamento de compra do consumidor de produtos retrô, bem como propor um modelo teórico conceitual para posterior validação. Para tanto, fez uso das teorias de retromarketing e nostalgia. No presente trabalho foi utilizado o tipo de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com 10 consumidores de produtos-retrô, cuja análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. O objetivo deste estudo foi alcançado e ao final possibilitou identificar e analisar, de modo satisfatório, os fatores influenciadores do comportamento de compra de produtos retrô: percepção, pesquisa, produto, consumo e influência. A discussão dos dados deu origem a um modelo teórico com antecedentes do retromarketing.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Daniela Colussi 09-02-2021 09:50:35

Tema abordado interessante e inovador, traz esclarecimentos

Foto do Usuário Flávio Régio Brambilla 09-02-2021 09:50:35

O estudo está muito bem feito, e o artigo é escrito de modo cuidadoso e bem estabelecido. Os conceitos estão adequadamente tratados, bem como nos resultados a análise de conteúdo está bem feita. Único ponto qual tenho algumas dúvidas é o modelo proposto. Pode ser necessário refiná-lo antes de uma eventual etapa quantitativa. Em linhas gerais, um excelente trabalho!

Foto do Usuário Christienne Lopes Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Sugestão: aplicar a pesquisa em uma abordagem quantitativa

Foto do Usuário Gustavo Samuel Cunha 09-02-2021 09:50:35

Sugiro a abordagem quali-quantitativa ou até mesmo a abordagem quantitativa pura. O Trabalho está bem estruturado, fundamentado, fica apenas como ponto de observação para os autores.

Foto do Usuário Thiago Cunha De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

A pesquisa foi bem realizada, escrita clara, metodologia pertinente, assim como a apresentação/análise dos dados.

Foto do Usuário Elias Ricardo Feil 09-02-2021 09:50:35

Tema atual, com um conteúdo interessante referente a geração de influenciadores com o objetivo de identificar o comportamento de compra dos consumidores

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.