LUCRATIVIDADE EM UMA PROPRIEDADE RURAL PRODUTORA DE LEITE DO MUNICÍPIO DE NAZARENO/MG

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 228


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Douglas José Mendonça , Júlia Alves E Souza , Airton Cesar Braga

ABSTRACT
Esse estudo tem o objetivo de investigar os custos, as despesas e as receitas referentes à atividade de determinada propriedade rural de Minas Gerais, a Fazenda Morro Alto, e qual é o valor da margem de lucro gerada pela produção e venda de leite nessa propriedade.  O perfil da Fazenda Morro Alto reflete as características de muitas pequenas propriedades localizadas no estado de Minas Gerais, nas quais a administração é familiar e realizada de maneira informal. Realizou-se um estudo de caso e os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas e de análise documental. As análises realizadas permitiram identificar que a receita média por litro de leite no semestre analisado foi de R$ 1,25 e a média dos custos e despesas operacionais foi de R$ 0,90 por litro no semestre analisado. O valor do lucro operacional por litro apresentou variações significativas no período. Conclui-se que a Fazenda obteve resultados positivos com a venda de leite. A margem operacional média no semestre foi de 27,64%.  Assim, o estudo contribui para a compreensão de aspectos relacionados à obtenção de resultados econômicos nesse tipo de atividade, bem como para o melhor entendimento de elementos associados à margem de lucro gerada na propriedade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliana Carolina Lang Meldola 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem elaborado, condiz com a temática esperada

Foto do Usuário Viviane Lilian Da Costa 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem estruturado, atinge os objetivos propostos e contribui para o entendimento da formação da margem de lucro na propriedade leiteira. Metodologia e análise de dados adequadas à proposta, com descrição detalhada dos resultados. Boa redação, linguagem clara e qualidade técnica.

Foto do Usuário Alan Rafael Kaiser 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante por destacar particularidades de cada região, quanto ao resultado. Informo que há erros de valores nas tabelas apresentadas. Há mais fatores que influenciam nas depreciações, tais como armazéns, galpões, as terras. Há também o próprio custo de oportunidade do capital que poderia ser empregado, para demonstrar com mais veracidade o resultado da propriedade. O artigo está bem estruturado, mas caberia as sugestões de como a propriedade ser mais eficiente, utilizando os recursos empregados, ou mesmo uma avaliação de ampliação do plantel.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.