A IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS COMO FATOR POTENCIALIZADOR DO EMPREENDEDORISMO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 238


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ricardo Pereira , Palmyra Farinazzo Reis Repette , Lia Caetano Bastos , Gianne Souza Kracik

ABSTRACT
Este artigo teve como objetivo avaliar as características empreendedoras de um  
 empreendedor do setor da construção civil catarinense, de acordo com o referencial teórico sobre o tema, entendendo este estudo como um fator potencializador do empreendedorismo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em estudo de caso, utilizando como ferramenta para a coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado, com foco em incidentes críticos. Por meio da análise das respostas foi possível evidenciar a presença de características empreendedoras no entrevistado, ressaltando-se como mais relevantes a persistência, a busca por informações e iniciativa, a exigência por qualidade e eficiência e a capacidade de assumir riscos. O resultado deste trabalho contribui para o entendimento das características que compõem o perfil empreendedor, salientando que existem características que nem sempre têm o mesmo nível de desenvolvimento em um determinado empreendedor, mas que, estando explicitamente evidenciadas, podem
contribuir para o desenvolvimento de competências a elas relacionadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Teresa Colenci Trevellin 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho. Está bem estruturado. Poderia ressaltar mais a relevância de estudar um caso único.

Foto do Usuário Stênio Lima Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

O artigo se trata de uma temática relevante, possuindo escrita fluída, concisa e adequada. Foi realizada alguma ação para disseminar os resultados da pesquisa?

Foto do Usuário Ariele Silva Moreira Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Ausência de fundamentação teórica mais profunda. No entanto o artigo alcançou uma boa apresentação do estudo.

Tendo em vista que foi feito apenas uma entrevista, indico alteração no nome do artigo para algo no singular e que indique a contrução civil. ex: ''CARACTERÍSTICAS PESSOAIS COMO FATOR POTENCIALIZADOR DO EMPREENDEDORISMO: entrevista com empresário da construção civil. Para construção de referencial teórico, também entendo a ausência de alguns autores importantes da área de empreendedorismo e especificamente da figura do empreendedor, cito alguns: (i) ALONSO-ALMEIDA, M. D. M.; PERRAMN, J.; BAGUR, L. Women managers and corporate social responsibility (CSR) in Spain: Perceptions and drivers. In: L Women s Studies International Forum, 50., 2015. Anais eletrônicos. Pergamon, 2015. p. 47-56. ; (ii) BOCA, D. G. Modeling the Future Entrepreneurship. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 109, n. 1, p. 427-431, 2014. ; (iii) DIOCHON, M.; MENZIES, T. V.; GASSE, Y. Canadian Nascent Entrepreneurs’ Start-up Efforts: Outcomes and Individual Influences on Sustainability. Journal of Small Business and Entrepreneurship, v. 18, n. 1, p. 53-74, 2005. ; (iv) KINIAS, I. G. The Importance of the Entrepreneurial Background in the Detection and the Utilization of the Information. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 73, n. 1, p. 564-572, 2013. (v) PASTERNAK, K. M. A influência do background dos empreendedores na decisão de criação de novos negócios - os casos polaco e português. 2014. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ciências empresariais). Lisboa School of Economics & Management, Lisboa, 2014. Diante do seguinte parágrafo: ''O trabalho atinge seu objetivo ao entrelaçar o aporte bibliográfico com o estudo de caso qualitativo realizado e, então, identifica as características empreendedoras do entrevistado. Importante salientar que cada empreendedor possui características muito particulares, em virtude de suas experiências e histórico de vida. No entanto, a apropriação do trabalho serve de referencial para estudos sobre empreendedorismo e balizamento para determinados contextos práticos'', pg 15, questiono os autores sobre as limitações da pesquisa: ter feito apenas uma entrevista consolida o aporte necessário para a presente afirmação? É possível colocar isso apenas na fala de um entrevistado?

Foto do Usuário Jussara Maria Lima 09-02-2021 09:50:35

O tema é de extrema importância para a profissionalização dos empreendedores.Sugiro ampliar a fundamentação teórica e enfatizar o estudo de caso único.

Foto do Usuário Luciana Tupinambá Dessy 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito e com uma bibliografia atual , porém fraco ao apresentar uma coleta de dados de apenas um pesquisado, podendo diversificar as entrevistas para dar mais embasamento na conclusão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.