Instagram, Vida urbana e Jovens: um estudo exploratório em mídias sociais online

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 256


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adriana Tenório Cordeiro , Gabriela Moura Cavalcante

ABSTRACT
Este estudo atenta para a mobilidade informacional ligada a redes sociais como o Instagram, e sua repercussão na relação de jovens com a cidade e a tecnologia. O objetivo da pesquisa é o de analisar os modos como os jovens utilizam as mídias sociais em suas opções de consumo na cidade e da cidade. Em estudo exploratório, foi realizada uma pesquisa netnográfica para a observação dos modos como os jovens usam uma plataforma do Instagram em um perfil ligado à realidade urbana de Caruaru, Pernambuco. Entre as estratégias de comunicação que despertam maior atenção entre os jovens na plataforma, o uso de vídeos merece maior atenção por despertar alto engajamento. Expressões de sentimentos variados e intensos tendem a ser suscitadas a partir do consumo de vídeos, sobretudo face a acontecimentos negativos na cidade. Outro tema de grande ênfase é o ligado a Publicidade e propaganda.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Janayna Souto Leal 09-02-2021 09:50:35

O trabalho traz um tema atual, pertinente e com uma boa abertura de discussão e reflexão. Está bem redigido, apesar de encontrar pequenas falhas de digitação. Aconselho a uniformização do uso em itálico em algumas expressões estrangeiras como na palavra online, por exemplo. Em alguns momentos ela aparece em itálico e em outras não. Isso acontece com outras palavras também no decorrer do texto. Parabenizo a preocupação das autoras em trazer autores renomados e seminais nas áreas de cibercultura e tecnologias digitais, esta iniciativa elevou a consistência teórica do trabalho. Com relação ao método, sugiro a substituição da netnografia por inspiração netográfica, pois levando em consideração o tempo de análise, 3 meses, é um período bastante reduzido para o método explorado. Do método, surge o meu questionamento: por qual motivo aquela página foi escolhida no Instagram para a pesquisa? Isto não ficou claro. E, por fim, diante da descrição bem feita dos procedimentos metodológicos, achei que os resultados foram timidamente explorados no trabalho. Algumas imagens da página pesquisada poderiam ter sido divulgadas, assim como as hashtags. Finalizo as minhas observações cumprimentando as autoras pelo trabalho e por terem desenvolvido uma pesquisa tão interessante e relevante e que condiz bem com o cenário atual.

O artigo está coerente porém faltou abranger mais o tema e chegar realmente em um objetivo claro.

Foto do Usuário Luis Henrique Da Costa 09-02-2021 09:50:35

Estimadas autoras, Adriana Tenório Cordeiro e Gabriela Moura Cavalcante, Venho salientar o tema de vosso artigo, tema atual e de bela assimilação para o eleitor. É correto afirmar que: A rede social Instagram é vitrine de entretenimento, interações pessoais e material publicitário para prospectar clientes? Att Luis Henrique

Foto do Usuário Tatiane Karla Freitas Da Costa 09-02-2021 09:50:35

O TEMA É BOM, FALTOU APENAS SER MELHOR APROFUNDADO .

Foto do Usuário Suelen Cristina Rech Da Rosa 09-02-2021 09:50:35

Artigo apresentado com um tema muito interessante e atual, com uma metodologia adequada e objetivos claros.

Foto do Usuário Dâmaris Luiza Lustosa 09-02-2021 09:50:35

Um tema muito bom. É um artigo muito interessante e condiz bastante com o cenário atual.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.