CRUZEIROS MARÍTIMOS: UM MAR DE OPORTUNIDADES DE PESQUISA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 229


Certificado de publicação:
Certificado de Alessandra Colla Soletti Tussi

Certificado de participação:
Certificado de Alessandra Colla Soletti Tussi

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Luisa Mendes Teixeira , Alessandra Colla Soletti Tussi

ABSTRACT
O setor dos cruzeiros marítimos tem crescido globalmente ao longo dos anos, levando a ampliação na oferta de destinos e gerando repercussões na economia, nas sociedades e no ambiente. Mesmo com a pandemia de COVID-19, a procura por cruzeiros marítimos para o próximo ano tem aumentado. Entretanto, autores ressaltam a carência de pesquisas sobre esse assunto. Devido à importância da indústria de cruzeiros marítimos, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar o estado da arte da produção científica, nacional e internacional, sobre esse setor. Para tanto, a unidade de análise foi a produção científica de artigos sobre esse tema publicada em periódicos nacionais e internacionais. Para mapear essa produção foram utilizadas as bases de dados Web of Science, para artigos internacionais; e CAPES, SciElo e SPELL, para os nacionais. Todas as pesquisas foram examinadas e classificadas em cinco grandes categorias, mediante análise de conteúdo categorial. Ao término de vários estudos, foi obtido um corpus de material composto por 46 artigos, 37 internacionais e 9 nacionais, pertencentes à categoria organizações, abrangendo artigos com foco em gestão. Ao longo das várias análises foi elaborada uma agenda de pesquisa, contemplando as diversas oportunidades identificadas para que os pesquisadores possam contribuir para a geração de conhecimento, em diferentes áreas da gestão em ambiente nitidamente multicultural.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luis Felipe Dias Lopes 09-02-2021 09:50:35

tema atual e pertinente, atendendo as exigências do evento...

O artigo está muito bem escrito e muito bem estruturado. Apresenta um desenho metodológico com devido rigor. Os resultados são excelentes demonstrando a seriedade com que o trabalho foi realizado.

Foto do Usuário Débora Scardine Da Silva Pistori 09-02-2021 09:50:35

O tema é atual e relevante se observarmos a crescente demanda do setor que neste momento devido ao Covid 19 foi duramente afetada. O levantamento das pesquisas realizadas mostra o viés colocado pelos autores e a contribuição vem por este resumo apresentado de materiais já publicados - o que serve de referência para futuras pesquisas. Também foi interessante a quantidade de sugestões para futuras pesquisas dadas pelos autores - o que só foi possível a partir deste levantamento.

Foto do Usuário Roseleine Da Silva Lucas 09-02-2021 09:50:35

Tema do artigo e pesquisa muito interessantes. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.