ENTRINCHEIRAMENTO NO TRABALHO TERCEIRIZADO: UM ESTUDO ENVOLVENDO PROFISSIONAIS DO RAMO DE LIMPEZA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 293


Certificado de publicação:
Certificado de Pablo Marlon Medeiros Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Hávila Maria Abreu Barbosa , Sueldo Lopes Camara Junior , Pablo Marlon Medeiros Da Silva , Walid Abbas El-Aouar , Laís Karla Da Silva Barreto

ABSTRACT
Este artigo analisa o Entrincheiramento Organizacional em profissionais de empresas terceirizadas do ramo de limpeza que prestam serviço em uma instituição federal de ensino. O artigo, de natureza descritiva e explicativa, com abordagem quantitativa, do tipo survey, foi realizada com 108 funcionários que desempenham a função de auxiliar de serviços gerais em empresas terceirizadas que prestam serviços de limpeza em seis campi de uma organização pública federal no Estado do Rio Grande do Norte, utilizando-se, para esse fim, a Escala de Entrincheiramento na Carreira (EEC), elaborada por Carson, Bedeian e Carson (1995) e
adaptada e validada para o Brasil por Magalhães (2008). Para a análise dos dados, foi utilizado o programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 21.0, utilizando-se de
módulos de estatística descritiva e correlação de Spearman. Os resultados apontaram para a predominância das dimensões “custos emocionais” e “limitação de alternativas”, mostrando
que os profissionais do ramo estudado tendem a manter seus vínculos com a organização por manterem forte ligação com colegas e por temerem não ser absorvidos no mercado de trabalho caso peçam demissão do emprego; como também apresentaram três associações entre algumas variáveis sociodemográficas estabelecidas no estudo com as dimensões do Entrincheiramento Organizacional. A presente pesquisa trouxe contribuições teóricas e práticas relevantes para a Administração.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jesiane De Souza Marins Lopes 09-02-2021 09:50:35

O presente artigo apresentou uma boa revisão de literatura, trouxe um tema relevante e atual e se preocupou com os critérios estatísticos para análise dos dados.

O trabalho apresenta tema pertinente, analisando suas competências para atuar de maneira compatível na área organizacional das empresas terceirizadas.

Foto do Usuário Rosilene Andrea Santos Alvarenga 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem elaborado, com pesquisa aplicada e resultados amplamente analisados, tema de relevãncia, trazendo à luz, uma classe que, normalmente, a sociedade insiste em transformá-la em invisível!

Foto do Usuário Sávio Vinícius Da Silva Sousa 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. Trabalho robusto, adequado e de grandes contribuições teórico-metodológicas. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.