artigos
Convibra Conference - A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO FINANCEIRO PESSOAL PARA PRÁTICA DE CONTROLE DOS GASTOS
A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO FINANCEIRO PESSOAL PARA PRÁTICA DE CONTROLE DOS GASTOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 20


Certificado de publicação:
Certificado de Rafaela da Silva Gomes
Certificado de Rafaela da Silva Gomes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lorrane Pereira Miranda , Fernanda Teixeira Franco Ribeiro , Fabiane Fidelis Querino , Daiane Ferreira Arantes Beraldo , Rafaela Da Silva Gomes , Camila Assis Silva , Davi Lemos Reis

ABSTRACT
Ser educado financeiramente significa saber usar o dinheiro de forma consciente, liquidando as dívidas, investindo e formando um patrimônio para o presente e futuro. Possuir dívidas não é tão algo ruim, desde que se tenha condições de pagá-las, de modo a honrar com os compromissos. De uma maneira geral, nos problemas financeiros reside boa parte das preocupações, que só tendem a piorar a situação de desmotivação e de falta de concentração no desenvolvimento das atividades profissionais. A busca pela qualidade de vida no presente e no futuro envolve a busca por objetivos e metas, e para isso o planejamento financeiro se torna item essencial. A falta dele ou sua ineficiência acarretam sérios problemas, que podem refletir diretamente na vida pessoal. Um bom planejamento financeiro é capaz de ajudar a perceber a atual situação financeira e desenvolver estratégias que levem à realização da melhor forma uma estabilidade financeira, ainda mais quando chega-se a terceira idade, onde a falta de educação financeira na juventude é evidente. Desta forma, o artigo tem como principal objetivo auxiliar com conceitos bases sobre planejamento financeiro pessoal a vida financeira de uma determina pessoa por meio de um estudo de caso, e identificar como está sua saúde financeira abordando seus gastos e como controlá-lo. Sendo assim, por meio do acompanhamento a meta foi implementar práticas de economia que se adequam ao estilo de vida do objeto de estudo e evidenciar a efetiva diferença advinda dessas práticas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paulo Cristiano Kovalski 09-02-2021 12:50:35

É ruim de ler porque tem erros de pontuação, tempos verbais e parece desorganizado. Gráficos muito mal feitos. O 1º gráfico é mencionado como “gráfico abaixo”. O 2º gráfico é mencionado como gráfico 1 e assim por diante. O 3º gráfico do caso está dividido em duas partes: uma com 55% e outra com 45%, no entanto a legenda do gráfico mostra 5 opções. Muito confuso e não dá vontade de ler até o final.

Foto do Usuário Rodrigo Italo Sauerwein Guglielmi 09-02-2021 12:50:35

O tema é bastante relevante e atual. Acho que o estudo de caso poderia ter sido feito com mais pessoas a fim de entender melhor o fenômeno. Pergunta: vocês pensam em fazer uma etnografia para aprofundar as motivações desta senhora que tem aversão a investir?

Foto do Usuário Denise Cristina Hencklein 09-02-2021 12:50:35

Tema muito pertinente. Para o controle de gastos de fato deve-se estabelecer um acompanhamento financeiro adequado. O artigo em alguns momentos possui uma leitura dificultada.

O artigo possui alguns erros, embora seja um assunto simples, é bem didático, uma linguagem acessível para o público leigo. Achei que a seção de ''Economia com o animal de estimação'' um diferencial pois não é mencionado na maioria dos artigos mas faz parte da realidade brasileira.

Foto do Usuário Thaiz Lise 09-02-2021 12:50:35

O tema é bastante atual e relevante, porém tem alguns erros estruturais e de ortografia, o que impede a leitura do artigo.

Tema muito relevante a atual. O planejamento financeiro é muito importante, principalmente em momentos como esse de crise que estamos vivenciando, causados pela pandemia da COVID-19. Alguns erros de ortografia e pontuação dificultam um pouco a leitura do trabalho.