UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE O DESAFIO DO GERENCIAMENTO DE RISCO NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 265


Certificado de publicação:
Certificado de Fabiane Fidelis Querino

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fabiane Fidelis Querino , Lorrane Pereira Miranda , Fernanda Teixeira Franco Ribeiro , Daiane Ferreira Arantes Beraldo , Rafaela Da Silva Gomes , Taylor Oliveira Fidelis , Camila Assis Silva

ABSTRACT
O conceito de agronegócio abrange além das propriedades rurais, todas as demais atividades de produção, suporte e distribuição agropecuária envolvidas no sistema de cadeias produtivas do setor. Além do mais, é um setor econômico de vital importância para o desenvolvimento brasileiro, devido ao grande volume de exportações e geração de emprego desse setor. Sendo assim, o objetivo desse estudo é realizar um estudo bibliométrico sobre o gerenciamento de risco no agronegócio brasileiro para o mapeamento do campo de estudo. Foram analisados os artigos mais citados, os periódicos que mais publicaram, a localização geográfica dos autores e as palavras-chave mais utilizadas nos trabalhos sobre o tema desde o ano que foi publicado o primeiro artigo sobre o tema em 2000 até maio de 2020. Foi possível constatar o aumento de publicações sobre o tema nos últimos anos, esse fato demonstra a importância de se estudar sobre o tema.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gustavo Yuho Endo 09-02-2021 09:50:35

Caro(s) Autor(es), primeiramente parabéns pelo trabalho e segue algumas sugestões que possam contribuir para posteriormente submeterem o artigo em algum periódico. (i) A metodologia está muito bem explicada, é possível a replicação do passo a passo que vocês fizeram; (ii) Vocês podem discutir melhores os resultados obtidos com outros autores; (iii) Vocês podem analisar de forma qualitativos os principais artigos e propor uma agenda de pesquisas futuras; (iv) Nas considerações finais faltou apresentar as limitações do estudo.

Foto do Usuário William Van Gysel 09-02-2021 09:50:35

Comentário: O artigo revisou a literatura disponível sobre gestão de riscos no agronegócio brasileiro, concluindo que os artigos sobre o tema são publicados também em língua inglesa e em periódicos internacionais, evidenciando a relevância do tema. O uso de apenas uma base de dados como fonte da pesquisa limitou muito os resultados. Sugestão: Alguns poucos erros de ortografia e digitação foram encontrados. Revisar melhor.

Foto do Usuário Paraguassu Menezes Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

TEMA muito relevante e atual. TEXTO bem apresentado, flui bem. OBJETIVO claro, bem apresentado. REVISÃO DA LITERATURA, muito bem apresentada e muito didática. Vai me servir de suporte para meus estudos. MÉTODO claramente definido e adequado. RESULTADOS muito bem apresentados e analisados. CONTRIBUIÇAO: bem importante por indicar um bom caminho para mais pesquisas visando aprofundamento no tema.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.