ESTRATÉGIAS EMPREENDEDORAS E ESTRATÉGIAS INOVADORAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 305


Certificado de publicação:
Certificado de JULIANA CARVALHO DE SOUSA

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Kleber Nóbrega , Wênyka Preston Leite Batista Da Costa , Luiz Antônio Felix Júnior , Juliana Carvalho De Sousa

ABSTRACT
A presente pesquisa concentrou-se em mapear a produção internacional sobre estratégias empreendedoras e estratégias inovadoras, analisando suas temáticas e possíveis interfaces. Tratando-se de uma pesquisa bibliométrica, realizada na base de dados Web of Science, no qual se identificaram 40 registros de publicação nos últimos 10 anos. Por meio da análise dos trabalhos identificados, foram observados conceitos de estratégia empreendedora e modelos, tipos, tendências e lacunas relacionadas à estratégia empreendedora e estratégia inovadora, ressaltando que não foram identificadas interfaces entre o conceito de estratégia empreendedora e inovadora. Destacam-se como resultados algumas tendências de estudo como: inovatividade, internacionalização, empresas familiares, empreendedorismo, estratégias inovadoras, responsabilidade social, inovação ambiental, dentre outros. E lacunas como: investigação da relação entre os atributos TMT e o desenvolvimento de estratégias empreendedoras; verificação da nova escala  para melhorar a medição do instrumento entre culturas, tendo como parâmetro o CEAI; a coleta de dados macroeconômicos para desenvolver um modelo de avaliação abrangente para desenvolver estratégias eficazes para sobreviver no mercado atual; inovação ambiental na estratégia global da empresa, dentre outras.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Oderlei Ferreira Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante com fundamentação sólida, podendo derivar diversos trabalhos que abordem os os tipos, modelos, tendências e lacunas levantadas, bem como a exploração de conceitos, principalmente no tocante a estratégia inovadora.

Foto do Usuário André L. Cavalcanti 09-02-2021 09:50:35

O tema é interessante, porém o número de artigos analisados para um tema tão abordado me parece abaixo do esperado. Uma sugestão seria incluir artigos da SCOPUS. Além disso, uma revisão sistemática ajuda futuros pesquisadores, porém o artigo poderia ir além, apresentando uma agenda para estudos futuros e/ou propor um modelo a ser testado futuramente.

Foto do Usuário Gabriel Schmitt Morais 09-02-2021 09:50:35

O trabalho oferece ótima análise e discute de maneira clara os critérios selecionados para a revisão sistemática. Os autores apontam de maneira detalhada os procedimentos adotados, e os resultados são discutidos de maneira adequada. Trazem também sugestões e oferecem boa perspectiva para lacunas a partir do levantamento da literatura desenvolvido.

Foto do Usuário Edvaldo De Farias 09-02-2021 09:50:35

ARTIGO RECOMENDÁVEL PARA PUBLICAÇÃO PELA CARACTERÍSTICA METODOLÓGICA.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.