COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE MILHO (1999-2018)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 246


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Johannes José Gottselig Schwertner , Daniel Arruda Coronel , Júlia Carvalho Vermonde De Araujo , Marcelo Bender

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho é o de verificar a competitividade das exportações do milho, no período de 1999 a 2018. Para isso, foram utilizados os seguintes indicadores de comércio internacional: Índice de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR), Orientação Regional (IOR) e Taxa de Cobertura (TC). Os dados para as exportações brasileiras foram coletados no sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro (COMEXSTAT). Os dados internacionais, de exportação mundial de milho e das exportações mundiais totais, foram obtidos, respectivamente, através dos sites da Food and Agriculture Organization Of the United Nations(FAO) e The World Bank. A partir da análise do IVCRS, notou-se desvantagem comparativa revelada no início do período, mas,  a partir de 2001, com a inserção do Brasil no comércio internacional de milho, mudou o cenário, passando a se tornar competititivo. O IOR indicou a mudança das exportações, saindo da América do Sul e migrando para a Ásia e o Oriente Médio. A TC indicou inicialmente valores menores que a unidade, ou seja, número de importação maior que a exportação, mas que, a partir de 2001, os valores superaram a unidade, tornando o milho um produto que contribui para o superávit da balança comercial brasileira, além da tendência crescente das exportações frente às importações.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Matheus Oliveira Cipriano 09-02-2021 09:50:35

O trabalho aborda um tema que é de grande importância para o agronegócio brasileiro, no qual apresenta dados e imagens (gráficos) que deixam claro o crescimento do país no setor. Sugestão: Melhorar a apresentação e legendas de gráficos e imagens. Pergunta: Além do aumento crescente na demanda da comodities, quais outros fatores permitiram e ajudaram o Brasil alcançar tal patamar no cenário?

Foto do Usuário Odair Paniago Dolores 09-02-2021 09:50:35

O tema discutido no artigo é rico, notado que o grão (milho), vem tendo um crescimento muito significativo, tanto na produção quanto na exportação. Excelente abordagem.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.