ANÁLISE DE OPORTUNIDADES DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DO SETOR MOVELEIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 265


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Caroline Archanjo , Marcell M. C. Maceno

ABSTRACT
O estudo aborda as oportunidades do modelo de produção mais limpa na indústria moveleira. O objetivo principal é estudar oportunidades de produção mais limpa em uma empresa do setor moveleiro de Curitiba. O método aplicado neste mapeamento foi o da UNIDO/UNEP para implantação de Programas de Produção mais Limpa, a partir do guia de Implementação de Programas de Produção mais Limpa do Centro Nacional de Tecnologias Limpas do SENAI/RS. Os resultados mostram que a empresa já aplicava ações de Produção mais Limpa intuitivamente e que ainda há oportunidades de ações no processo produtivo para redução de emissões e ganhos econômicos e ambientais, concluindo que a implantação de Programa de Produção mais Limpa pode trazer as reduções e ganhos propostos além de benefícios para a empresa, sociedade e meio ambiente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Keuly Luz Bezerra 09-02-2021 09:50:35

O estudo proposto foi bem desenvolvido e contribui especificamente com a metodologia apresentada que possibilita a replicação em outras empresas do mesmo segmento daquela na qual o estudo foi proposto, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável de um modo geral. Os resultados estão bem apresentados, contudo a fundamentação teórica ficou limitada a notas conceituais, sem substanciar os resultados apresentados.

Foto do Usuário Andrei Giovani Maia 09-02-2021 09:50:35

O objetivo do artigo foi devidamente alcançado. A análise realizada identificou possibilidades de melhoria dos processos com a produção mais limpa. Sugere-se um arcabouço teórico mais robusto e com maior profundidade.

Foto do Usuário Fernando Amorim Da Silva 09-02-2021 09:50:35

A revisão da literatura ficou um pouco prejudicada, concentrada na introdução, mas foi possível ver que o autor fez essa opção para ter mais espaço para descrever a metodologia e apresentar e analisar os dados. A contribuição prática do trabalho está bem clara, e o autor ressalta isso nas considerações finais. Como pergunta, fica: qual a contribuição teórica que o autor vê, com o seu trabalho, para o tema da produção mais limpa?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.